Lajes

Resolvendo picos de esforços com o editor de grelha

Assim como para vigas, o AltoQi Eberick permite que o usuário considere a plastificação dos apoios engastados para lajes. A plastificação dos apoios consiste em atribuir uma vinculação intermediária entre engaste e rótula. Este tipo de vinculação é interessante pois garante uma certa restrição aos deslocamentos da laje sem gerar momentos negativos tão significativos quanto vinculações engastadas.

Resolvendo picos de esforços com o editor de grelha

Uma alternativa para picos de momentos é ajustar o modelo com o editor de grelhas. Por meio deste módulo, é possível editar as propriedades de rigidez à flexão, torção e axial, além da vinculação de nós extremos, de barras das grelhas (lajes, rampas, lajes de reservatório e paredes, lajes de fundação, patamares e lances de escadas), permitindo ajustes no modelo para redistribuições de esforços, eliminando picos em determinadas regiões. Isto fornece ao projetista uma maneira mais pontual de ajustar o modelo, dispensando a necessidade de engastes com redistribuição, por exemplo. 

O primeiro passo para identificar possíveis regiões onde possam ocorrer picos de esforços em lajes é efetuar uma inspeção visual no lançamento do pavimento que se deseja analisar. Geralmente, picos de esforços podem ocorrer em cantos reentrantes de lajes com formato irregular ou em regiões próximas a pilares que estejam na continuidade entre duas lajes. Isto também pode ser visto na grelha do pavimento, sobretudo para Momentos fletores. Observe que, no modelo abaixo, temos os seguintes esforços:

Perceba que apenas uma das barras apresenta momentos mais elevados. Após identificar quais barras da grelha estão com picos de esforços vamos editá-las de modo a ajustar o modelo gerado pelo Eberick. Ao clicar duas vezes sobre uma barra na grelha, ou acessando o comando Editar barra ()   disponível na guia 3D e selecionando a barra, é aberta a janela de edição da barra, conforme visto abaixo:

Vale destacar que barras da grelha ligadas em offset rígido de pilares (quando o trecho de apoio adjacente ao pilar estiver engastado) são definidas automaticamente com vinculação semirrígida pelo programa. Já barras internas à laje (barras que não chegam em nenhuma continuidade) são consideradas automaticamente com a vinculação "Engastado". 

Para fins de exemplo, a barra em questão foi definida com um multiplicador de flexão de 0.4, sendo que sua vinculação foi alterada para semirrígida. A definição de qual multiplicador utilizar para a rigidez à flexão, torção ou vinculação da barra são parâmetros de projeto, ou seja, não há uma faixa de valores recomendada para estes itens. Logo, devem ser avaliados cuidadosamente pelo usuário. 
 Observação: A definição de qual multiplicador utilizar para cada rigidez da barra são parâmetros de projeto, ou seja, não há uma faixa de valores recomendada para estes itens, logo devem ser avaliados cuidadosamente pelo usuário, de acordo com a intenção de redistribuição de esforços entre as barras adjacentes. Em geral, a rigidez axial da barra é um parâmetro utilizado para ajuste de modelagem em situações com pontos de tração nos apoios de lajes. Ver artigo: Efeitos práticos da consideração da tração no dimensionamento das lajes.
 
Você ainda pode visualizar quais barras foram alteradas utilizando a visualização de grelha  Modelo elástico - Barras Editadas.

Pode-se copiar a edição feita nas barras da grelha a outras barras através do comando "Copiar edição", que pode ser acessado pela guia "3D", grupo "Editor de Grelhas", botão "Copiar edição" (botão ).

Para que as alterações sejam confirmadas, será necessário reprocessar a estrutura. Após finalizar o processamento, ao acessar a grelha do pavimento, é possível visualizar que a rigidez da barra diminuiu, sendo que os esforços foram repassados às barras adjacentes. De modo geral, este ponto da laje também apresenta momentos mais uniformes, de modo que o pico de esforços na região foi eliminado. 

Lembrando que quaisquer alterações no lançamento das lajes ou de seus elementos de apoio que alterem a discretização da grelha, resultam em perdas das edições das propriedades da grelha. Por exemplo, se você alterar uma laje "maciça" que teve a grelha editada para uma laje "nervurada", por exemplo, em que o programa irá montar uma nova grelha (de acordo com as nervuras da laje), o programa automaticamente limpa as edições da grelha neste tipo de situação ao reprocessar o projeto.

Caso não seja feita nenhuma mudança que afete a grelha da laje, as edições na grelha serão mantidas ao reprocessar a estrutura.