Bomba hidráulica de incêndio

Como solucionar o Erro P01 / Erro P02 / Erro P03?

Em determinadas edificações, torna-se necessário o uso de bombeamento para transportar água a elementos de reservação ou mesmo a pontos de consumo. Em decorrência deste uso, criou-se os artigos abaixo relacionados ao emprego de uma bomba, que apresentam procedimentos para o lançamento e dimensionamento de uma bomba hidráulica na plataforma AltoQi Builder, bem como a solução de possíveis mensagens.

  1. Como lançar uma bomba hidráulica?
  2. Como definir a bomba hidráulica?
  3. Como solucionar o Erro P01 / Erro P02 / Erro P03?


Como solucionar o Erro P01 / Erro P02 / Erro P03?
Em algumas situações, pode ocorrer incompatibilidade entre a curva do sistema e a curva das bombas cadastradas. Nesses casos, as seguintes mensagens poderão ser apresentadas na janela Definir bomba:
  • Erro  P01: A bomba selecionada não apresenta uma curva cadastrada.
  • Erro P02: Não ocorre cruzamento entre as curvas do sistema hidráulico e da bomba hidráulica, impossibilitando a definição do valor real de funcionamento da bomba.
  • Erro  P03: As curvas se cruzam, contudo o valor resultante da vazão e pressão de funcionamento são inferiores ao valores mínimos necessários, impossibilitando a aplicação da bomba selecionada.

A imagem abaixo indica onde estas mensagens aparecerão:

Como solução para essas situações, altere o Grupo de bombas. Assim, o programa buscará, dentro do grupo selecionado, a Peça (bomba) de menor potência que atenda às necessidades do sistema. Caso as mensagens persistirem, escolha outro grupo até encontrar aquele adequado.

Observação: O nome do grupo representa os diâmetros de entrada e saída das bombas, já o nome da peça representa a potência, em cavalos, da bomba.

Se o erro ainda for apresentado após testar todas as alternativas de grupos e peças, efetue os seguintes procedimentos:
  • Reavalie os dados do seu projeto conforme especificado no artigo Por que o dimensionamento resultou em um valor elevado da potência da bomba hidráulica de incêndio?;
  • É provável que nenhuma bomba disponível no cadastro esteja adequada ao sistema projetado. Portanto, cadastre uma nova bomba hidráulica conforme o artigo Exemplo: Cadastro de uma bomba de incêndio.

Assim que finalizar a definição da bomba, deve-se processar novamente o projeto, como destacado no artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

Devido a essas mudanças de grupos, o diâmetro de entrada e saída da nova bomba serão diferentes da sugerida pelo programa. Portanto, verifique se os condutos conectados na bomba estão de acordo com a nova entrada e saída.