Segundo o item 17.2.4.1 da NBR 6118:2014, a distância do centro de gravidade da armadura longitudinal até a armadura mais afastada da linha neutra não deve superar 10% da altura da seção da viga. Esta limitação busca evitar que barras sejam posicionadas em pontos que não contribuam para a resistência da peça.
Como é possível ver na figura acima, conforme adicionamos camadas nas barras da viga, sua contribuição para a resistência de peça diminui. Caso a barra seja colocada em regiões muito elevadas, é possível que a barra não seja solicitada o suficiente para atingir a tensão de escoamento do aço, de modo que sua contribuição cai significativamente.
No Eberick, é possível configurar este valor entre 5% e 20%, a critério do usuário, em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento – Vigas, no item Relação máxima entre altura e CG da armadura. Quando a relação máxima entre altura da viga e o CG da armadura da viga for maior que o valor configurado, o Eberick apresenta o erro A04 – CG da armadura muito alto no dimensionamento do elemento estrutural. Abaixo listei algumas alternativas para contornar esta mensagem.
Habilitar armaduras com bitolas maiores
Quanto maior o diâmetro das barras utilizadas, menos barras serão posicionadas na seção. Com isso, reduz também o número de camadas necessárias e, consequentemente a altura do CG do conjunto. As armaduras habilitadas para o cálculo das vigas são configuradas em Configurações – Materiais e Durabilidade – Vigas – Bitolas.
Rever a configuração “Relação máxima entre altura e CG da armadura”
Conforme apresentando anteriormente, o Eberick permite configurar a relação máxima entre altura e CG da armadura de 5% a 20%. Com isso, uma possível solução seria rever esta configuração em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento – Vigas, no item Relação máxima entre altura e CG da armadura.
Ajustar a seção da viga
Ao aumentar a altura da viga, além de diminuir a área de aço, pois tem-se uma altura útil “d” maior para a peça, a relação entre a altura da viga e a distância entre armadura mais distante da linha neutra até ao CG da armadura também é reduzida.
Cabe observar que, caso se aumente a largura da viga, podem ser distribuídas mais armaduras por camada e com isso também diminuir a relação da altura da viga com o a distância da armadura mais afastada da linha neutra ao CG da armadura. Alternativamente, é possível alterar a concepção estrutural para que os esforços na laje diminuam, resultando em um dimensionamento menos robusto.
Comentários
1 comentário
Bastante esclarecedor.
Por favor, entre para comentar.