Vigas

Erro A16 - Impossível calcular seção à torção

Para realizar o cálculo das armaduras que resistirão esforços de torção, o AltoQi Eberick se baseia no item 17.5.1.4.1 da norma NBR6118. Em linhas gerais, este item prevê que os esforços de torção serão resistidos apenas por uma casca de concreto localizada na parte externa da seção, cuja espessura é definida como a espessura efetiva he. Isto é importante pois a parte interior da peça não torce o suficiente para que o concreto apresente uma resistência significativa, de modo que é descartada. Isto permite que a seção seja dimensionada como se fosse oca e de parede fina, simplificando os cálculos.

A NBR6118 especifica que esta espessura deve respeitar as seguintes condições:

onde:

Como o valor de c1 é a distância entre o centro da barra de canto e a face lateral do elemento, depende do diâmetro desta barra. Caso a barra possua um diâmetro muito elevado, é possível que seu valor ultrapasse o limite superior imposto por norma. Neste caso, não há como definir uma espessura efetiva, de modo que o cálculo à torção é impossibilitado.

Há algumas medidas que podem ser tomadas neste caso:

  • Realizar o dimensionamento da viga com barras menores. Neste caso, o limite inferior diminui. Será necessário verificar por que as bitolas menores não estão sendo escolhidas. Para determinar isto, recomendamos a leitura do artigo Por que uma bitola não está habilitada?.
  • Redimensionar a seção para um formato quadrado. Como o limite superior é a razão entre a área e o perímetro desta seção, formatos retangulares fornecem valores maiores para este limite (têm uma razão de área por perímetro maior).
  • Reduzir os esforços de torçãoa peça somente será dimensionada para torção caso esta ultrapasse o valor mínimo correspondente. Assim, caso o elemento não apresente uma torção significativa, a necessidade de uma espessura fictícia é descartada, de modo a viabilizar o dimensionamento.