Pilares

Aviso L04 - Pilar nascendo no vazio

No AltoQi Eberick, os pilares não necessariamente precisam nascer sobre um elemento de apoio. Em algumas situações, pode ser necessário que o pilar nasça abaixo do seu primeiro ponto de apoio, de modo a modelar detalhes arquitetônicos. De todo modo, como este não é um lançamento trivial, o programa o identifica e alerta o usuário que esta situação deve ser verificada.

Caso o lançamento tenha sido proposital, você poderá desconsiderar o aviso. Todavia, o aviso pode ser emitido quando há, de fato, uma inconsistência no lançamento realizado. Nestes casos, o aviso é emitido sempre que for detectado um pilar nascendo no pavimento sem nenhuma viga de apoio ligada a ele, ou nascendo sobre uma laje. Assim, é necessário corrigir o lançamento de modo a assegurar que o pilar possua um elemento de apoio em sua base. Isto pode ser feito de maneiras distintas:

  • Eliminar o pilar nascendo no vazio caso o mesmo não deva existir neste pavimento (ou nível intermediário);
  • Verificar e corrigir a ligação do pilar com as vigas nos casos em que o pilar deveria nascer sobre elas. No caso de pilares nascendo excentricamente sobre as vigas, é necessário um lançamento diferenciado, o qual é explicado em detalhe no artigo Pilar excêntrico ao eixo da viga.
  • Converter o pilar para uma fundação por meio da aba Lançamento - Pilares - Converter em fundação (botão ). Isto garante que o pilar possua um ponto de apoio em sua base, não mais nascendo no vazio.

Alterando o seu lançamento, o pilar deve deixar de apresentar o aviso. Para identificar com maior facilidade qual dos pilares está apresentando este comportamento, você também pode seguir as sugestões expostas no artigo Erro na montagem do modelo estrutural.