Erros de dimensionamento

Status - Corrente de curto-circuito do disjuntor de manutenção abaixo do valor limite de proteção

Este erro está relacionado ao dispositivo de proteção de manutenção (disjuntor de manutenção) do quadro. Conforme a norma NBR5410/2004, todo circuito deve ser protegido por dispositivos que interrompam a corrente neste circuito quando pelo menos um de seus condutores for percorrido por uma corrente de curto-circuito.

Sendo assim, esta mensagem - Corrente de curto-circuito do disjuntor de manutenção abaixo do valor limite de proteção - indica que não foi possível obter uma peça para o disjuntor de manutenção com corrente de curto-circuito igual ou superior à Icc do circuito de maior corrente de curto-circuito associado ao quadro.



O programa verifica nas propriedades dos circuitos associados ao quadro, qual possui o maior valor de corrente de curto-circuito (Icc). Sabendo-se o maior valor de Icc dos circuitos associados, ao processar o projeto com a opção  Dimensionar circuitos  habilitada, é realizado o dimensionamento e a seleção da peça do dispositivo de manutenção do quadro. Caso o programa encontre uma peça que satisfaça a condição da corrente de curto, no Status será informado Ok; caso contrário, será informado no status " Corrente de curto-circuito do disjuntor de manutenção abaixo do valor limite de proteção ". 

Observação Para maiores informações sobre o dimensionamento da proteção contra curto-circuito, recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de curto-circuito?

As causas mais comuns que geram esta mensagem são:
  • Fixar manualmente um disjuntor de manutenção com corrente de curto-circuito menor que a Icc do circuito de maior corrente de curto-circuito associado ao quadro;
  • Selecionar um grupo para o disjuntor de manutenção que não possua uma peça com corrente de curto-circuito igual ou superior à Icc do circuito de maior corrente de curto-circuito associado ao quadro.

A seguir serão apresentados 2 exemplos onde esta mensagem é exibida.

1. Peça do disjuntor fixada manualmente

Para exemplificar, analisaremos o diagrama unifilar do QD2, mostrado abaixo:


Nele vemos que um circuito possui uma capacidade de curto-circuito de 10 kA e a capacidade de curto-circuito do quadro está  fixada em uma peça com corrente de curto-circuito de 3 kA, como mostrado abaixo:



Com esta peça fixada o critério de que a corrente de curto-circuito do quadro deve ser igual ou superior à Icc do circuito de maior corrente de curto-circuito associado ao quadro  não é atendido . Por isso, deve-se selecionar uma peça que possua 10 kA ou mais de capacidade de corrente de curto-circuito.

Observação O artigo Como alterar a peça de disjuntor definida pelo programa? mostra como alterar uma peça para o disjuntor

2. Grupo do disjuntor sem a peça necessária

Para exemplificar, analisaremos o diagrama unifilar do QD2, mostrado abaixo: 




Nele vemos que um circuito possui uma capacidade de curto-circuito de 25 kA e a capacidade de curto-circuito do quadro é de 10 kA, devido ao grupo selecionado nas propriedades deste quadro conter peças de  até 10 kA :

Sendo assim, torna-se necessário alterar o grupo para um que contenha peças com no mínimo 25 kA de capacidade de corrente de curto-circuito.

Para realizar essa alteração, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;

  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento que se encontra o quadro que apresenta a mensagem Corrente de curto circuito do disjuntor de manutenção abaixo do valor limite de proteção;
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro em questão e selecione Propriedades;

  • No diálogo Propriedades, em Disjuntor de manutenção, altere o Grupo utilizado para um que possua peças com capacidade de curto-circuito maior ou igual à necessária:

  • Após a modificação, clique em OK;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar:

  • No diálogo Processar, habilite a opção Dimensionar circuitos, para verificar se o grupo escolhido para o disjuntor de manutenção atende o dimensionamento realizado pelo programa:


Caso em nenhum grupo cadastrado no programa exista a peça necessária, pode-se cadastrar uma peça que atenda as necessidades do quadro. 

Observação Para cadastrar um novo disjuntor, recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Cadastrando um dispositivo de proteção - Disjuntor

Após essa alteração o disjuntor é dimensionado corretamente. 

Neste artigo, apresentamos um dos possíveis erros que podem ocorrer no dimensionamento do projeto. Apresentamos também possibilidades para solucionar essa situação. Cabe agora ao usuário identificar qual medida se aplica ao seu projeto.