Lançamento automático

Como efetuar o lançamento hidráulico automático?

A plataforma AltoQi Builder dispõe de recurso que permite realizar o lançamento hidráulico automático de ambientes presentes no croqui da edificação, sejam estes um banheiro, área de serviço ou cozinha.

Observação: Com base nos aparelhos existentes em um determinado ambiente, o lançamento automatizado dos ramais, sub-ramais, peças de utilização, registros, quando conveniente, e as demais peças pendentes será realizado a partir da definição de um esquema de lançamento existente no cadastro de peças.

O presente artigo ilustra os passos para lançamento automático de um ambiente BWC composto por um lavatório, um chuveiro e um vaso sanitário com caixa acoplada, destacado em vermelho na figura abaixo.



Criação do detalhe isométrico

Para dar início ao lançamento hidráulico automático, delimite um detalhe isométrico que envolva a região em que o lançamento será realizado, como o banheiro destacado na figura acima.

Observação:  O lançamento automático só poderá ser efetuado dentro de um detalhe isométrico, como descrito no material Por que o comando de lançamento automático não está aparecendo na aba "Lançamento"?.

Para acessar o detalhe isométrico recém criado, efetue um duplo clique sobre o mesmo.


Definição do esquema de lançamento

Para que o programa AltoQi Builder reconheça o ambiente desejado para lançamento automático, é preciso definir um esqueça de lançamento que contemple as características de tal ambiente no que se refere à tubulação, peças de utilização e registros, quando conveniente.

Na guia Lançamento, grupo Lançamento automático, define-se os dados de lançamento:

  • Esquemas: Selecione o esquema de tubulações que serão lançadas, seja este de água fria (AF), água fria e água quente (AF + AQ), água fria acrescida do vaso com válvula de descarga (AF + VS com válvula), ou ainda, água fria e água quente acrescidas do vaso com válvula de descarga (AF + AQ + VS com válvula).;
  • Água fria: Defina o material que será utilizado para a tubulação de água fria;
  • Água quente: Defina o material que será utilizado para a tubulação de água quente;
  • Ambiente: Selecione o ambiente em que o lançamento será executado;
  • Misturador: Defina o modo de lançamento do misturador, seja este na posição horizontal, vertical, monocomando, ou ainda, nenhum, quando não há peça de utilização que necessite de dispositivo de mistura entre água fria e água quente;
Observação: O campo Misturador somente ficará habilitado para esquemas que contemplarem água fria e água quente.
  • Reg. geral: Indique se o ambiente contemplará ou não registro geral;
  • Alto/Baixo: Selecione a posição desejada para a elevação dos ramais e registros a serem lançados, seja esta em ponto Alto ou Baixo das faces do ambiente;
Observação: Para alterar as configurações de elevação dos ramais e registros dentro do ambiente a ser lançado, sugerimos a leitura do artigo Configurando as alturas dos tubos no esquema de lançamento automático.
  • Lançar: Selecione o esquema de lançamento desejado.
Observação: Com base nos filtros recém definidos, o programa apresentará os esquemas de lançamento já cadastrados, de modo que o usuário selecione aquele que lhe for conveniente.

As características e esquema de lançamento definidos para este exemplo estão apresentados na sequência.



Observação: Caso deseje criar um novo esquema de lançamento, seguir orientações dos artigos Acrescentando componentes aos esquemas de lançamentos automáticos e Como cadastrar um novo esquema de lançamento no Módulo Hidrossanitário?.

Definição do perímetro e lado de deslocamento

O perímetro deve ser traçado em, pelo menos, três faces da parede. Logo, o perímetro deve ser definido no local por onde a tubulação percorrerá para que, em seguida, seja possível definir a profundidade em que a tubulação ficará em relação à parede.


Definição do perímetro

  • Perceba que o programa solicitará a definição do perímetro na barra de comandos inferior. Trace o perímetro em, no mínimo, três faces da parede do ambiente, incluindo a região no qual a tubulação irá percorrer;

  • Clique no botão direito do mouse para dar sequência aos próximos passos.

Definição do lado de deslocamento

  • Em seguida, defina o lado de deslocamento do perímetro, ou seja, por onde a tubulação percorrerá a estrutura da edificação. Neste exemplo, foi selecionado o lado externo do ambiente, como indicado na figura a seguir;

  • Estabeleça a distância de deslocamento, em centímetros. Neste exemplo, foi indicada a distância 5 na barra de comandos inferior;
  • Clique na tecla <Enter> para dar sequência ao próximos passos.

Definição dos pontos

A última etapa do lançamento automático corresponde à definição da posição dos pontos de entrada de água no ambiente, dos registros e das peças de utilização, de acordo com o esquema de lançamento selecionado. A barra de comandos inferior solicitará os pontos necessários.

  • Defina a posição de cada elemento no ambiente de lançamento automático, conforme será solicitado pela barra de comandos inferior;
Observação: Caso a posição definida para as colunas hidráulicas ou referência (um ramal, por exemplo) não seja reconhecida nesta etapa, é provável que o perímetro definido não contempla a face mais próxima das colunas. Neste caso, sugerimos a leitura do artigo Por que a coluna não é reconhecida no lançamento hidráulico automático?
  • Após definir todos os pontos solicitados, perceba que o programa irá traçar automaticamente as tubulações do lançamento, registros e peças de utilização;
Observação: Quando este recurso for utilizado pela primeira vez junto à nova edificação, é comum que peças não sejam definidas nas conexões pois o programa necessita conhecer quais peças são preferidas pelo usuário para o ambiente. Com isso, defina as peças nos pontos solicitados conforme indicado no artigo Indicação - Conexão sem peça associada.

Com a definição inicial, pelo projetista, das peças que apresentam pendências, nos lançamentos automáticos subsequentes estas peças serão definidas automaticamente.

O modelo gerado a partir da visão tridimensional realista, ao finalizar o lançamento hidráulico automático, será equivalente ao indicado na sequência.



Exemplos de lançamento hidráulico automático

Abaixo serão elencados exemplos para diferentes cenários de lançamento hidráulico automático no AltoQi Builder.

  1. Exemplo: Lançamento hidráulico automático em alvenaria estrutural
  2. Exemplo: Lançamento automático hidráulico de dois esquemas em um mesmo ambiente
  3. Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com coluna independente
  4. Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com uma única coluna