Pilares

Erro L02 - Pilar sem continuidade

Ao se lançar um pilar em um pavimento, está se informando apenas um ponto na estrutura que não possui continuidade. É necessário inserir o pilar em, no mínimo, dois pavimentos para este ser "montado". O programa unirá os dois pontos que tiverem o mesmo nome, entre os dois pavimentos nos quais estes pontos se encontram e, assim, sucessivamente, se este pilar continuar para outros pavimentos. Um pilar de fundação já possui a informação de que há um elemento indeslocável abaixo dele (a fundação em si). Portanto, já existe uma continuidade abaixo do pavimento no qual o pilar de fundação foi lançado. 

Caso algum dos pilares do lançamento não tenha sido inserido respeitando esta necessidade, o programa emitirá o Erro L02 - Pilar sem continuidade ao processar a estrutura. Na figura abaixo, estão exemplificadas algumas situações de lançamento juntamente com a sua representação em croqui.

 

Neste lançamento, há algumas questões que devem ser destacadas:

  • O pilar P1 foi lançado como fundação no primeiro pavimento e continua até o topo da edificação, uma vez que está presente em todos os níveis;
  • O pilar P2 foi lançado como fundação no primeiro pavimento e morre no segundo pavimento, uma vez que não há pilares entre o segundo e terceiro pavimento. O pilar volta a nascer no terceiro pavimento com um nome diferente P4, morrendo no topo da estrutura. Neste caso, é importante que os dois pilares possuam nomes diferentes para que não sejam conectados entre o segundo e terceiro pavimentos.
  • O pilar P3 não foi lançado no primeiro pavimento, nascendo apenas no segundo e morrendo no topo da edificação.

Cabe destacar que os pilares devem ser lançados em todos os pavimentos onde aparecem. No caso do P1, por exemplo, perceba que ele foi lançado em todos os pavimentos do projeto, não apenas na fundação e cobertura.