Vigas

Erro D14 - Seção variável no vão

O AltoQi Eberick permite que a seção de uma viga varie tanto na largura quanto na altura quando esta variação é feita sobre um apoio da viga.  Adicionalmente, com o módulo “Viga com variação de seção no vão”, é possível fazer com que varie sua altura no meio do seu vão. Com isto, pode-se adotar uma viga com alturas diferentes para vãos de comprimentos diferentes, de modo que se otimize a seção de concreto mantendo as armaduras em um mesmo detalhamento. 
Sabendo disso, o Erro D14 - Seção variável no vão pode ocorrer em duas situações distintas:
  • Quando o módulo Variação de seção do vão não está disponível e ocorre uma variação de seção da viga fora de um ponto de apoio.
  • Quando ocorre uma variação de largura fora dos pontos de apoio da viga.

Em ambos os casos, é necessário rever o modelo adotado, de modo a compatibilizar esta variação de seção com as ferramentas disponibilizadas pelo programa. Dentre as opções, destacamos:

  • Dividir a viga em dois trechos com o comando "Elementos - Vigas – Dividir";
  • Manter a seção constante ao longo da viga;
  • Adicionar um ponto de apoio no ponto de variação da viga.

Erro D14 no apoio

Em alguns casos, é possível que o erro D14 seja exibido em um ponto de apoio da viga, como um pilar, por exemplo. Isto ocorre porque o pilar em questão não está funcionando, de fato, como um apoio para a viga. Para definir quais são os pontos de apoio da viga, o programa analisa os diagramas de esforços cortantes e momentos fletores da mesma, de modo a verificar qual o comportamento dela nestes pontos específicos.

De um modo geral, pode-se afirmar que o programa verifica dois aspectos principais nesses diagramas: descontinuidades no diagrama de cortantes e picos negativos no diagrama de fletores. Estes critérios foram tomados como base pois:

  • A descontinuidade no diagrama de esforços cortantes indica que há uma força pontual atuando sobre aquele ponto na viga. Desta forma, se o diagrama assumir valores positivos, há uma força atuando de baixo para cima na viga, caracterizando um apoio. Se esta descontinuidade for negativa, isto significa que esta força está agindo de cima para baixo, caracterizando um elemento apoiado. Isto pode ser verificado no diagrama abaixo, onde o pilar P3 é considerado um apoio, enquanto que o pilar P2 está apoiado sobre a viga.
  • Caso o nó analisado apresente um pico de momentos negativos, ele poderá ser considerado um apoio. Este pico caracteriza a presença de uma carga agindo de baixo para cima. Caso os momentos permaneçam positivos, a carga age de cima para baixo, indicando que o elemento presente naquele nó está apoiado na viga. Analisando o diagrama da mesma viga, verificamos que a situação se mantém: momentos positivos para o pilar P2 e negativos para o P3.

No exemplo mostrado acima, o pilar P2 não funciona como apoio para a viga V1, estando na verdade apoiado nela. Neste caso específico, isto ocorre por conta de um efeito alavanca causado pelo pilar P4. Como este pilar nasce sobre a viga, faz com que a viga se desloque de tal maneira que provoca um esforço de arrancamento no pilar P2.

Uma vez que o pilar P2 não pode ser considerado com um apoio para a viga, este estará por definição posicionado no centro do vão, sendo que eventuais mudanças de seção sobre este pilar serão consideradas como pertencentes ao vão. Logo a viga em estudo tem apenas dois vãos: do P1 ao P3, e do P3 ao P4.