Indicações de triângulo

Indicação - Distância inferior/superior ao limite permitido entre o elemento sifonado e o ramal de ventilação

De acordo com a NBR 8160:1999, é obrigatória a ventilação das instalações prediais de esgotos primários, a fim de que os gases emanados dos coletores sejam encaminhados convenientemente para a atmosfera, acima das coberturas, sem a menor possibilidade de entrarem no ambiente interno dos edifícios e também para evitar a ruptura do fecho hídrico dos desconectores, por aspiração ou compressão.

Com o intuito de auxiliá-lo no entendimento desta necessidade, elaboramos os artigos abaixo, demonstrando o lançamento, dimensionamento e verificação da ventilação no AltoQi Builder:

  1. Como lançar o ramal de ventilação?;
  2. Lançando o ramal de ventilação automaticamente;
  3. Dimensionamento dos tubos da rede de ventilação;
  4. Dimensionamento das colunas de ventilação no projeto sanitário;
  5. Indicação - Distância inferior/superior ao limite permitido entre o elemento sifonado e o ramal de ventilação;
  6. Como verificar se a ventilação dos aparelhos está correta?.

Indicação - Distância inferior/superior ao limite permitido entre o elemento sifonado e o ramal de ventilação

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de triângulos amarelos e vermelhos no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação: Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

Quando essa mensagem é Distância inferior/superior ao limite permitido entre o elemento sifonado e o ramal de ventilação, que se restringe ao projeto Sanitário, significa que o desconector está a uma distância inadequada do tubo ventilador, de acordo com os critérios prescritos pela NBR 8160/1999.

Observação: Esta mensagem somente será atualizada após processar o dimensionamento do projeto, para isso, acompanhe o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

Estão detalhados na sequência:

  • Distância inferior ao limite permitido;
  • Distância superior ao limite permitido;
  • Como evitar a apresentação da indicação.
 
Distância inferior ao limite permitido

A NBR 8160/1999 recomenda que "a distância entre a saída do aparelho sanitário e a inserção do ramal de ventilação deve ser igual a, no mínimo, duas vezes o diâmetro do ramal de descarga", ou seja, ao trecho de tubulação a jusante do elemento sifonado. Para a distância mínima não atendida, o programa apresentará a indicação abaixo.

Para solucionar a apresentação dessa mensagem, defina uma posição para lançar o ramal de ventilação mais distante do elemento sifonado.

Distância superior ao limite permitido

A NBR 8160/1999 recomenda, a partir da Tabela 1, valores para a distância máxima entre o desconector e o ramal de ventilação, como referenciado no artigo Rede de ventilação - Dimensionamento dos condutos. Para a distância máxima não atendida, o programa apresentará a indicação abaixo.

 
Observação:  Para conferir qual a distância observada entre o desconector (aparelhos sanitários, caixas sifonadas e etc.) e o ramal de ventilação (interligação da rede de ventilação à rede de esgoto, detalhado no artigo Como lançar o ramal de ventilação?), pode-se utilizar o comando Medir contorno (acessado na guia Desenhos - grupo Ferramentas). Verifique o exemplo no artigo Como verificar se a ventilação dos aparelhos está correta?.

 

Para solucionar a apresentação dessa mensagem, defina uma posição para lançar o ramal de ventilação mais próxima do elemento sifonado que apresenta a mensagem de erro por ventilação, ou ainda, acrescente um novo ramal de ventilação que fique mais próximo deste desconector.

Como evitar esta indicação?

1. Detalhe sanitário

O programa efetua a verificação da distância para todos os elementos sifonados que contribuem para o ramal de esgoto em que o ramal de ventilação estará conectado.

Observação: Antes de iniciar o lançamento da rede, certifique-se de que o detalhe sanitário criado contempla apenas os aparelhos sanitários e elementos sifonados do ambiente de lançamento trabalhado.

Nos casos em que o detalhe sanitário abrange outros ambientes da edificação, o programa pode alertar o não atendimento à distância recomendada para elementos sifonados que não serão ventilados pelo ramal de ventilação lançado.

2. Projeções

Durante o lançamento automático da rede sanitária ou mesmo da rede de ventilação, realize os seguintes passos:

  • Ao definir o ponto de referência para o ramal de ventilação, passe o cursor do mouse sobre um tubo da rede de esgoto;
  • Observe que será apresentada uma projeção do ramal de ventilação;
  • Quando a distância não é atendida, a projeção será vermelha. Perceba que serão destacados os desconectores e aparelhos sanitários que não atenderem à distância prevista pela Norma;
  • Se a distância for atendida, a projeção ficará amarela;
  • Finalize o procedimento selecionando a posição de sua preferência.

Assim, verificamos como solucionar a indicação Distância inferior/superior ao limite permitido entre o elemento sifonado e o ramal de ventilação.