Protensão

Como lançar uma viga protendida?

Entre os objetivos básicos da protensão estão a limitação ou a eliminação das tensões de tração no concreto, o melhor aproveitamento dos materiais e a redução dos deslocamentos (flechas). Isso é garantido a partir da aplicação de forças de tração na armadura, que transmitem esforços de compressão ao concreto, de forma a melhorar o seu desempenho frente às diversas solicitações durante a vida útil da obra. Dessa forma, o concreto protendido vem sendo utilizado cada vez mais em estruturas de edifícios graças à sua capacidade de vencer vãos livres de grandes dimensões com elementos de altura reduzida e de maneira econômica.

Para auxiliar os projetistas na utilização do recurso de lajes protendidas no AltoQi Eberick, criamos uma série de artigos que exemplificam desde como definir os parâmetros necessários para realizar o lançamento dos cabos, até as verificações realizadas nas faixas protendidas e detalhamentos gerados. Para isso, em cada artigo será utilizado um arquivo de projeto de exemplo para facilitar a compreensão dos procedimentos. Todavia, ressaltamos que para utilizar o recurso de concreto protendido, você deve possuir o módulo Concreto Protendido.

Como lançar uma viga protendida?

O lançamento de viga protendida no AltoQi Eberick é um procedimento relativamente simples, e é semelhante ao lançamento convencional de vigas. Desta maneira, o artigo em questão tem o intuito de mostrar um procedimento geral para realizar o lançamento de uma viga protendida. É importante destacar que os cabos da viga protendida são ligados diretamente na viga, permitindo que o lançamento seja efetuado sem lajes adjacentes. Já na viga-faixa protendida, os cabos de protensão são ligados na grelha da laje e por isso tem-se a necessidade de lançar a viga-faixa protendida com lajes adjacentes. Estes são recursos distintos com finalidades diferentes. Vale lembrar que o lançamento de viga protendida somente estará disponível em versões mais atuais do programa. Para mais informações sobre atualizações de recursos, consulte a Ajuda do Programa.

Lançamento

O lançamento de  vigas protendidas é realizado através da guia "Lançamento", grupo "Vigas", comando "Adiciona viga":

Após acionar o comando, será aberta a janela de lançamento do elemento viga, onde deverão ser preenchidas as informações da viga que será calculada:

Finalizado o lançamento da viga, é necessário informar ao AltoQi Eberick que a viga em questão se trata de uma viga protendida. Para isso, deve-se proceder conforme indicado abaixo:

  • Dê um duplo clique sobre a viga lançada;
  • Acesse a aba "Modelo";
  • Dentro do grupo "Protensão", habilite a opção "Adotar protensão" e selecione a opção desejada, que é "Viga protendida (cabos na viga)";
  • Mantenha a opção de discretização de seções de projeto como "Adotar configuração";
  • Clique em "Ok" na janela de "Modelo";
  • Para finalizar a edição da viga, clique em "Ok"
As informações a serem preenchidas no grupo " Protensão" são:
  1. Adotar protensão: é a opção que se marca para que habilite as opções de lançamento de viga protendida. A opção de viga protendida só ficará disponível se habilitar essa opção. 
  2. Seções de projeto - Adotar configuração: é a opção que se marca para informar ao programa que o número mínimo de seções por trecho e espaçamento das seções serão definidos na configuração Protensão. Caso queira adotar outros valores, deve-se desmarcar este item para poder inserir os dados desejados. 
  3. Número mínimo de seções : é o número mínimo de seções em cada trecho da faixa protendida.
  4. Espaçamento: é o espaçamento entre as seções da faixa protendida a ser utilizado para o calculo dos esforços e dimensionamento.
Após preencher as informações da viga e confirmar a janela, o lançamento da viga protendida é realizado de maneira intuitiva e simples
Veja que o lançamento de vigas protendidas segue os mesmos passos de vigas convencionais de concreto armado no AltoQi Eberick, com a diferença que é necessário alterar uma configuração de modelo do elemento para que o software reconheça que se trata de um elemento com protensão. 
A seguir, é possível dar início ao lançamento dos cabos sobre a viga. Para isso, deve-se proceder da mesma maneira como orientado no artigo   Como lançar um cabo de protensão?

Depois de ter lançado os cabos de protensão, a estrutura já pode ser processada. Cabendo destacar que as vigas protendidas possuem os mesmos conceitos e condições para processamento, dimensionamento e detalhamento de lajes protendidas, conforme indicados nos artigos apresentados abaixo, logo é recomendável que os artigos sejam lidos para um melhor entendimento sobre o recurso de viga-faixa protendida.
  • Como processar uma estrutura com protensão?
  • Como dimensionar um elemento protendido?
  • Como detalhar um elemento protendido?

Além disso, é importante pontuar que diferentemente das lajes protendidas, no caso de vigas protendidas não há necessidade de se efetuar a inserção do elemento de faixa protendida, visto que a própria viga protendida já cumpre este papel.

Importante salientar que o detalhamento das armaduras passivas, assim como no caso das lajes, é feito diretamente na janela de dimensionamento do elemento em questão. Sendo assim, para verificar o detalhamento da viga protendida, a cesse o comando  Guia Estrutura > Dimensionamento> Janelas de dimensionamento  de  vigas.
Veja que o AltoQi Eberick já apresentará o detalhamento da viga protendida de acordo com o dimensionamento efetuado considerando a influência dos cabos de protensão, de modo que as armaduras passivas possam ser reduzidas, e por vezes sendo necessário apenas armaduras mínimas, as quais são detalhadas no software atendendo os critérios normativos da  NBR 6118:2014.