Integração entre os programas
  1. AltoQi Suporte
  2. Alvenaria
  3. Integração entre os programas

Botão "Atualizar projeto de alvenaria está desabilitado". E agora?

Para que o AltoQi Builder mantenha o projeto de alvenaria integrado entre as plataformas Eberick e Builder é preciso que o arquivo de projeto.PRJ e seus arquivos associados sejam mantidos na pasta Projeto Eberick localizada no interior da pasta completa do projeto.
Caso a pasta "Projeto Eberick" seja transferida para fora da pasta completa do projeto ou o arquivo .prj seja salvo  com um nome diferente do definido inicialmente ao criar o projeto de alvenaria, o comando "Atualizar projeto de alvenaria" ficará desabilitado, pois o programa não reconhecerá nenhum arquivo associado e não será possível preservar a integração entre o Builder e Eberick.



Como exemplo, observe na imagem abaixo, no projeto "Edificio Finley" o arquivo .prj foi salvo com um nome diferente do definido na criação da edificação no Builder Alvenaria, fazendo com que o vínculo fosse perdido. 
 

 
Para resolver essa situação e ativar o botão "Atualizar projeto de alvenaria" no seu projeto, será necessário realizar o ajuste no projeto.  Caso tenha movido para fora da pasta da edificação, é necessário mantê-la junto da pasta de projeto para que a associação seja mantida. 

Caso você possua a pasta "Projeto Eberick" na pasta completa, e apenas o arquivo.prj está com o nome diferente, pode-se efetuar a alteração através do título do arquivo na pasta ou abrir o projeto no Eberick e utilizar a opção "Salvar como".   Dado que os arquivos auxiliares do projeto terão outro nome, sugere-se excluir os demais arquivos da pasta, conservando apenas o "Edificio Finley" e reprocessar a estrutura para serem criados novamente os demais arquivos, que contém dados da grelha das lajes e dimensionamento dos elementos.
 
Após salvar o arquivo com o título correto e reprocessado no Eberick, veja que é habilitada a opção "Atualizar projeto de alvenaria" no Builder, seguindo o fluxo indicado no artigo:  Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick.