Pontos em geral

Como lançar um Carregador para carros elétricos?

Com o crescente aumento na popularidade dos carros elétricos, torna-se cada vez mais essencial que os projetos incluam carregadores para carros elétricos como parte integrante do planejamento do projeto elétrico. Tendo isso em vista, o AltoQi Builder dispõe de peças que permitem o usuário realizar o lançamento e dimensionamento desses carregadores através de Tomadas 2P+T (para carregadores bifásicos) e Tomadas 3P+T (para carregadores trifásicos), também é possível optar entre a fixação em Totem ou Parede.

Lançamento de Carregadores Bifásicos

Para realizar o lançamento de um carregador para carro elétrico bifásico, será necessário lançar um ponto de Tomada 2P+T, para isso:
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição e Altura onde será lançada a peça;
  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Tomada 2P+T;


  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia desejada;


Observação Se as peças indicados na imagem anterior não estiverem sendo apresentadas e você esteja utilizando atualizações superiores a 2023-11, verifique se a posição do lançamento está definida como Média ou desabilite o filtro "Posição vertical" na janela Peças. 

  • Determine o Ponto diretor e pressione Enter para encerrar o comando;
  • Repita esse procedimento para lançar a quantidade desejada de tomadas.

Lançamento de Carregadores Trifásicos

O primeiro procedimento a ser realizado é o lançamento de um ponto de tomada trifásica. Nesta etapa, é importante analisar se o esquema que será utilizado para o circuito desta tomada é 3F ou 3F+N, pois de acordo com este esquema, o ponto a ser lançado será diferente. Caso deseje mais informações acerca do lançamento de tomadas trifásicas, recomendamos a leitura do artigo Lançando tomadas trifásicas (3P+T)

Para realizar o lançamento de um Carregador de carro elétrico trifásico, recomendamos seguir o procedimento descrito abaixo:
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição;
  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos e clique no botão "Tomada 3P+T" (para circuitos 3F+N) ou "Tomada 1 (3P+T)" (para circuitos 3F);


 


  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia desejada;

ObservaçãoCaso deseje utilizar a peça de Totem, recomendamos realizar o lançamento na posição "Piso".

Após realizar os procedimentos acima, os Carregadores de carros elétricos estarão lançados. Para finalizar, deve-se realizar o lançamento dos condutos entre os pontos, a definição dos circuitosProcessar seu projeto.


Visualização da Visão 3D das peças de Totem (esquerda) e Parede (direita) para Carregador para carros elétricos.