Outros

Como remover furos nos elementos estruturais no AltoQi Eberick

Em algumas situações são utilizados, inicialmente, furos em elementos estruturais que podem deixar de ser necessários devido a algum ajuste nos demais projetos. Assim, se torna indispensável a sua remoção, que varia conforme o elemento ao qual foi inserido.  Neste artigo iremos descrever os procedimentos para remover furos nos elementos estruturais no AltoQi Eberick. 

Vigas 

A inserção de furos em vigas pode ser feito conforme descrito em  Como inserir furos em vigas, representados da seguinte forma no croqui:

Caso seja necessário removê-lo, basta selecioná-lo e clicar na tecla Delete em seu teclado ou clicar com o botão do lado direito do mouse, selecionando a opção apagar.  



Lajes 

A inserção de furos em lajes pode ser feito conforme descrito em  Como inserir aberturas em lajes? e a sua remoção é feita de maneira similar ao das vigas:  selecionando-a e clicando na tecla Delete ou clicando com o botão do lado direito do mouse, selecionando a opção apagar. 


Paredes e reservatório

A inserção de furos em paredes e reservatórios pode ser feito conforme descrito no artigo  Com inserir furos em paredes e reservatório. A sua remoção difere dos demais elementos, sendo necessário abrir o diálogo de edição da parede em que o furo está localizado. Assim, para remover o furo  em paredes e reservatórios:
  1. Efetue um duplo clique na parede em que o furo está localizado.
  2. Clique na opção Furos.
  3. Selecione o furo que deseja remover e clique em Excluir.
  4. Para finalizar, clique em Ok nas duas janelas abertas. 


Seguindo os procedimentos será possível remover os furos indesejados.