Empreendimento

Como criar um empreendimento no AltoQi Visus Collab

Um empreendimento pode ser definido como um esforço ou projeto organizado com o objetivo de criar, desenvolver e/ou gerenciar uma atividade comercial, social ou cultural, com a intenção de alcançar metas específicas. Em termos simples, um empreendimento é uma iniciativa planejada para atingir determinados objetivos.

Dentro das soluções AltoQi o Empreendimento representa um negocio. Em vista disso, quando estamos tratando de negócios da construção civil, podemos atribui-lo, por exemplo, a uma obra que será concebida.  

Desta forma, um empreendimento poderá ser utilizado para agrupar de forma organizada, todas as informações e documentações do negócio. Além disso, será através da criação de um Empreendimento que o gestor irá gerenciar a sua equipe de trabalho de forma colaborativa. 

Criando um empreendimento no AltoQi Visus Collab

A utilização da ferramenta tem como ponto inicial a criação de um empreendimento, pois, será através dele que o gestor irá estruturar todo o processo de compartilhamento de dados de forma colaborativa. Para criar um empreendimento o procedimento é bem simples. Ao acessar a sua conta você será direcionado para esta página.


Observe, que a página já abrirá na aba de empreendimentos, nesta aba serão listados todos os empreendimentos da conta e também os que foram compartilhados com o eu usuários por outras contas do AltoQi Visus Collab. 

Para criar um novo empreendimento, basta clicar na opção: Novo Empreendimento.


Você será direcionado a janela de reenchimento dos dados do empreendimento. Esta janela está organizada em abas.  A seguir vamos detalhar as informações de cada uma delas. 

Aba Geral 

Nesta aba serão solicitados os dados de identificação do Empreendimento.


Nome: deve-se atribuir um nome para o empreendimento.

Código: o código é uma informação obrigatória e deverá ser único para cada empreendimento, ou seja, não será permitido inserir códigos repetidos em empreendimentos de uma mesma conta.

Data: opcionalmente poderemos estimar uma data de início e fim do empreendimento.

Cliente: o gestor pode também informar de qual cliente o empreendimento pertence.

Descrição: este campo possibilita a inclusão de uma breve descrição sobre o empreendimento.

Tags: neste campo podemos ainda criar tags, de modo que possam ser utilizadas em pesquisas, por exemplo.

Aba Nomenclatura

Para um bom controle de arquivos, o gestor poderá impor ao empreendimento que os seus arquivos obedeçam um determinado padrão de nomes. Esta configuração poderá ser realizada nesta aba. 


Para realizar esta imposição e personalizar a máscara de nomenclatura, sugerimos consultar os procedimentos nos artigos: Como editar uma máscara de nomenclatura no AltoQi Visus Collab? Como impor a máscara de nomenclatura de um empreendimento.

Aba Ajuda em Nomenclatura

Nesta aba podemos criar uma mensagem para ser exibida como uma ajuda para os usuários no momento de inclusão de arquivos. A mensagem será exibida quando um usuário tentar incluir um arquivo onde o seu nome não atende ao padrão definido pela máscara.


Observe um exemplo a seguir a mensagem indicando um exemplo de nomenclatura válido para aquele empreendimento. 


Aba Plotagem

Nesta aba podemos configurar as informações de solicitação de plotagens. A solicitação de plotagem é uma funcionalidade do AltoQi Visus Collab que oferece aos usuários do software a possibilidade enviar arquivos para serem plotados através de uma caixa pré configurada, onde podemos gerir todas as solicitações de impressões enviadas.

A solicitação de plotagem é realizada a partir de um arquivo da obra, e neste momento precisamos preencher algumas informações, tais como: Endereço de entrega, tipo de dobra, tipo de papel dentre outras. 

Para facilitar o preenchimento destes dados que precisam ser inseridos individualmente para cada arquivo solicitado, podemos definir na criação do empreendimento, um template de preenchimento destes dados que será aplicado automaticamente para os arquivos deste empreendimento no momento da solicitação de plotagem.


Aba Configurações

Nesta aba podemos ainda definir algumas informações, são elas: o nome da pasta do empreendimento e template de um empreendimento. 

Nome da pasta: ao criar um empreendimento, é criada uma pasta em meus arquivos onde toda a árvore de pastas daquele empreendimento ficará salva e consequentemente os seus arquivos. O nome desta pasta é definido nesta aba, e normalmente pode ser utilizado o mesmo nome do empreendimento.

Template de empreendimento: visando agilizar o procedimento de criação de um empreendimento, podemos reutilizar algumas configurações de outros empreendimentos já existentes. Selecionando um empreendimento como template, o gestor definirá quais configurações serão copiadas do empreendimento existente, para o empreendimento novo. 

  • Copiar estrutura de pastas: replica a estrutura de pastas existente no empreendimento template;
  • Copiar colaboradores vinculados: replica os colaboradores que estão vinculados ao empreendimento template;
  • Copiar fluxo de atividades: em empreendimentos que contenham um fluxo de atividades, estas são replicadas para o empreendimento novo. 


Após preencher as informações apresentadas neste artigo, confirme a criação do empreendimento clicando em Salvar. O empreendimento criado será apresentado na página inicial da sua conta. Caso necessário, podemos editar estas informações editando o empreendimento.

 Como excluir um empreendimento

Após a conclusão do gerenciamento de um empreendimento, ou até mesmo por limpeza do ambiente, pode ser do interesse do gestor a exclusão de um empreendimento. O processo de exclusão do empreendimento é bem simples. Basta selecionar o empreendimento que será excluído e enviar para a lixeira, conforme destacado na imagem a seguir. 


Contudo, quando criamos um empreendimento do AltoQi Visus Collab, o programa cria automaticamente uma pasta dentro de Meus arquivos. Será nesta pasta que o software irá gravar os arquivos do empreendimento. Normalmente esta pasta é gerada com o mesmo nome do empreendimento. Como vimos neste artigo durante a criação do empreendimento.

Quando excluímos um empreendimento esta pasta não é apagada. Isso acorre por uma questão de segurança, então mesmo excluindo o empreendimento, você poderá acessar os arquivos nesta pasta.

Quando um novo empreendimento é criado, caso exista uma pasta com o mesmo nome em Meus arquivos, o software não criará o empreendimento.

Para que seja possível criar o empreendimento neste caso, você precisa acessar Meus arquivos e deletar ou renomear a pasta existente. Para isso:

  • No menu principal, acesse: Meus arquivos
  • Abra a pasta: Obras
  • Abra a pasta: Em execução/Em andamento


Dentro da pasta Em execução estarão localizadas as pastas dos empreendimentos da sua conta. Localize a pasta referente ao empreendimento outrora excluído e renomeie, ou exclua. Então você pode retornar ao ambiente de empreendimento e criar a nova obra.

As pastas excluídas serão enviadas para a lixeira e poderão ser restauradas em caso de necessidade. Porém, se realizar a exclusão da pasta na lixeira do software, estas não poderão ser recuperadas.