Quadros

Os grupos de disjuntores e IDRs não estão disponíveis para seleção. O que pode estar ocorrendo?

Ao realizar o procedimento de inserção de disjuntor ou IDR em seu projeto, é possível que algum grupo de disjuntor ou IDR não seja exibido para seleção Neste artigo, verificaremos o motivo pelo qual este comportamento está sendo apresentado.




ObservaçãoPara entender melhor sobre o procedimento de inserção de IDR e como o mesmo é calculado, recomendamos a leitura dos seguintes artigos: Como inserir um IDR em um circuito e Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?

Isso ocorre pois no cadastro das peças de Quadros de Distribuição é definido qual o padrão de proteção que será utilizado DIN ou NEMA.




Desta forma, após lançar o QD e definir a peça que será utilizada, somente será possível configurar disjuntores e IDR's que estejam configurados com esse tipo de proteção. Ou seja, nos quadros com padrão de proteção DIN só será possível adicionar disjuntor/IDR DIN e nos quadros  om padrão de proteção  NEMA só será possível adicionar disjuntor/IDR UL.


Portanto se o grupo de disjuntor ou IDR que você deseja utilizar não está disponível, será necessário alterar a peça do quadro utilizada em seu projeto para uma peça compatível com o padrão de proteção do disjuntor/IDR desejado.
Para alterar a peça utilizada no QD deve-se seguir os passos indicados no artigo  Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?.

Utilização de IDR em quadros de distribuição com padrão de proteção NEMA

Em nosso cadastro de peças padrão, todos os IDRs cadastrados são do padrão de proteção DIN, pois estas foram as peças encontradas nos catálogos de fabricantes que utilizamos como referência. Por esse motivo, ao utilizar um QD com padrão de proteção NEMA, nenhum grupo de IDR estará disponível para seleção.

Se o quadro do seu projeto  utilizar um QD com padrão de proteção NEMA e o projetista desejar incluir IDRs, será necessário r ealizar o cadastro de um IDR de classificação NEMA.
procedimento para cadastrar um novo IDR  é idêntico ao descrito no artigo Exemplo: Cadastrando um dispositivo de proteção - Disjuntor , configurando a classificação corretamente, conforme imagem abaixo:




ObservaçãoReforçamos que ao seguir estes passos, é necessário verificar a existência destes IDRs no mercado, visto que a classificação NEMA é encontrada em instalações residenciais e prediais mais antigas e já encontra-se defasada em relação aos disjuntores de classificação DIN.

Seguindo os passos demostrados neste artigo, conseguimos verificar as opções disponíveis ao verificar que os disjuntores e IDR's não estão disponíveis para seleção. Assim, o usuário pode decidir qual melhor se aplica à sua situação de projeto.