Dimensionamento

Dimensionamento da bombas submersíveis no projeto sanitário

A estação elevatória de esgoto num projeto sanitário possui a função de levar os efluentes de aparelhos sanitários e de dispositivos instalados em nível inferior ao do logradouro até uma caixa de inspeção, em nível superior, por meio de bombas para tornar novamente viável a ligação da rede por gravidade ao coletor ou ao sistema de tratamento de esgoto. 
Esta solução é aplicada principalmente quando o nível do terreno encontra-se rebaixado em relação ao nível da rua, o que pode inviabilizar o escoamento por gravidade até a rede coletora de esgoto ou quando a edificação possui contribuições em pavimentos no subsolo e precisam ser recalcadas até um ponto onde o escoamento possa ser continuado por gravidade.
O AltoQi Builder permite realizar o lançamento das estações elevatórias no projeto sanitário e dimensionar seus dispositivos assumindo critérios de projeto recomendados pelas NBR 8160/1999 e NBR 12208/2020. 
Observação: Os recursos de estações elevatórias estão disponíveis a partir da atualização 2023-08 do AltoQi Builder para clientes da modalidade Assinatura.
Neste artigo será abordado como o programa dimensiona as bombas submersíveis do sistema elevatório.

Dimensionamento da bomba de recalque no projeto sanitário

No vídeo abaixo, é apresentado um exemplo de definição para a bomba de recalque e no texto a seguir, os critérios de dimensionamento utilizados pelo programa. 
bomba  de recalque da estação elevatória de esgoto ou água pluviais é  dimensionada  pela plataforma AltoQi Builder de acordo com a vazão de recalque calculada para o sistema. A bomba ideal é definida pelo cruzamento entre a curva do sistema hidráulico, gerada com referência na vazão mínima e a pressão mínima necessária e a curva de funcionamento da bomba selecionada para o projeto. A imagem a seguir representa a interseção (ponto azul) entre a curva do sistema em rosa e a curva da bomba em azul.

Vazão de recalque

Para o correto dimensionamento da bomba, as configurações de vazão e de rendimento da bomba devem ser ajustadas primeiro. A determinação da vazão de recalque e estas configurações são apresentadas no artigo  Vazão de recalque de estações elevatórias no projeto sanitário.
Além disso, nas Configurações do programa também pode ser escolhido o método de cálculo para as perdas de carga, a qual compõe a Altura manométrica do sistema.
Observação: Outro ponto importante para o dimensionamento da bomba, diz respeito ao seu lançamento. Todas as bombas submersíveis de uma estação elevatória devem estar posicionadas dentro do volume das caixas coletoras para que o programa consiga identificar a vazão afluente da respectiva caixa e assim, determinar a vazão de recalque. Todas etapas de lançamento da estação elevatória estão descritas no artigo Como lançar uma estação elevatória de esgoto no AltoQi Builder.
 
A partir dos dados informados e do lançamento realizado, o programa traça a curva do sistema com a vazão de recalque e mais dois pontos de vazão arbitrários versus a altura manométrica calculada para estes três pontos de vazão. Um exemplo de curva do sistema é apresentado abaixo:
 
Após lançar a bomba e realizar as configurações adequadas será possível escolher a bomba através do gerenciador, seguindo o procedimento descrito no artigo Como definir a bomba hidráulica?.