Novos recursos do AltoQi Visus Collab

Conheça a atualização 2023-08 do AltoQi Visus Collab

O AltoQi Visus Collab conta com a disponibilização da sua nova atualização (2023-08), desta forma, apresentamos resumidamente, por meio deste artigo, os novos recursos inseridos na plataforma para auxiliar os usuários na utilização da ferramenta. 

 

Atualização do software

O AltoQi Visus Collab é uma ferramenta Web, e por este motivo não há a necessidade de fazer a instalação do mesmo. As novidades da atualização já ficarão disponíveis para os seus usuários de forma imediata a liberação da versão. Você poderá acessar a sua conta acessando no link a seguir: 

  • Link para acessar a conta da conta AltoQi Visus Collab: https://www.qicloud.com.br/login/

 

Novidades

Módulo Atividades

Observação importante:  O Módulo de atividades estará disponibilizado exclusivamente para contas de instituições de governo, por tanto, as novidades apresentadas estarão aplicadas especificamente para estas contas. 

Uma das novidades desta atualização, se da em melhorias no módulo Atividades, visando otimizar sua funcionalidade de acordo com as necessidades levantadas. Todas essas melhorias buscam aperfeiçoar o módulo, tornando-o uma ferramenta mais eficiente às necessidades específicas.

Dentre as melhorias requisitadas, destacam-se:

  • A conexão de "predecessoras" entre tarefas;
  • Tornar o prazo das atividades mais intuitivo;
  • Aumentar a eficiência dos campos cadastrados otimizando as informações,
  • Adicionar um processo de aprovação;
  • Incorporar o uso de links de compartilhamento.

Com a conexão de "predecessoras", será possível estabelecer relações de dependência entre as tarefas, garantindo um melhor planejamento e organização do projeto. Além disso, deixar mais intuitivo os prazos das atividades facilitará o acompanhamento e cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ao otimizar os campos cadastrados, limitando-os aos essenciais, proporcionaremos uma experiência mais ágil e direta na utilização do módulo. A automação dos estágios das atividades através de gatilhos permitirá que os próprios usuários possam impulsionar o progresso das tarefas, agilizando o fluxo de trabalho.

Introduzir o conceito de Análise/Aprovação/Revisão por parte de um aprovador garantirá um controle mais efetivo e estruturado do processo, assegurando a qualidade das atividades desenvolvidas. Por fim, a adição de links de compartilhamento possibilitará uma fácil divulgação e acesso às informações pertinentes ao projeto.

Para auxiliar os usuários na utilização destes módulo, e entender mais sobre estas novidades, sugerimos a leitura do artigo Atividades.

Visualizador 3D

O Ambiente 3D da solução de colaboração utilizará o mesmo motor de serialização presente na solução de orçamento da Plataforma Visus. Em sua última atualização, foram implementadas melhorias significativas ao motor de serialização. Aplicamos essa atualização ao ambiente 3D do AltoQi Cloud.

Além disso, agora o visualizador 3D é capaz de suportar arquivos nativos do projeto de orçamento salvos pelo AltoQi Visus Orçamento no formato eIFC. Com isso, podemos visualizar informações pertinentes ao projeto de orçamento.

Com esta aplicação, um outro beneficio será o posicionamento automático dos modelos em uma coordenada 0. Desta forma, mesmo que os modelos tenham sido desenvolvidos em coordenadas diferentes, para fins de visualização os mesmos serão posicionados de forma sobreposta no visualizador do AltoQi Cloud. 

Reiniciar o status de um arquivo 

Com a nova atualização, ao inserir uma revisão atualizada de um arquivo o seu status será reiniciado, ou seja, caso a versão antiga possuísse um status definido, este não será mantido para a nova revisão, sendo reiniciado automaticamente. 

Esta atualização automatizada, será aplicada para o arquivo da revisão atual. Você poderá consultar as revisões anteriores e seus respectivos status, através do histórico de revisões de um arquivo.

Aplicativo Mobile

Visando proporcionar um acesso fácil e rápido aos arquivos das obras e seus modelos 3D, foi desenvolvida a aplicação do AltoQi Visus Collab para Android. Agora, os usuários podem aproveitar algumas das funcionalidades da solução de colaboração diretamente em seus dispositivos Android, permitindo uma experiência mais conveniente e eficiente. Com essa nova aplicação, é possível acessar e visualizar os arquivos das obras e seus modelos 3D a qualquer momento, de forma simples e intuitiva. Essa atualização visa melhorar a experiência do usuário, garantindo maior praticidade e agilidade no acesso dos recursos.

Observação: O Aplicativo poderá ser instalado a partir da versão 8.0 do Android e  a capacidade de processamento depende do modelo utilizado pelo usuário. 

Para instalar o aplicativo em seu dispositivo, basta pesquisar por AltoQi Visus Collab no seu Google Play Store e solicitar a instalação. 


Após instalar o aplicativo, você poderá acessar as suas contas clicando sobre ele e realizando login com as suas credenciais de acesso.