Visualização de arquivos

Modelos deslocados na visualização do AltoQi Visus Collab

Os modelos de um empreendimento, inseridos no AltoQi Visus Collab, podem ser visualizados dentro da plataforma de maneira individual, ou federados, onde todos os modelos são visualizados simultaneamente, permitindo uma compatibilização visual destes.

Ao abrir a visualização de modelos federados, estes podem estar desalinhados horizontal, ou verticalmente um em relação ao outro. Este comportamento, ocorre em função das diferenças nas coordenadas dos modelos definidas na criação dos projetos nos softwares de origem. 

Nas soluções AltoQi, AltoQi Builder e AltoQi Eberick, por exemplo, ao criar uma edificação é necessário definir a informação do nível e altura de cada pavimento da edificação, bem como, posicionar a origem. Caso estas informações estejam divergentes para os modelos de um mesmo projeto, os modelos ficarão desalinhados como apresentado na imagem a seguir:

Nesta imagem, é possível perceber que o modelo hidrossanitário desenvolvido no AltoQi Builder esta, deslocado  horizontalmente do modelo estrutural desenvolvido no Eberick. Isso ocorre, pois, as posições das origens foram definidas em locais diferentes para cada projeto.

Modelos desalinhados horizontalmente

Para corrigir o desalinhamento horizontal, podemos alterar a posição de origem de um projeto, deixando os modelos com as mesmas coordenadas, seguindo as instruções descritas nos artigos sugeridos abaixo para pesquisa:

  • Como identificar a origem definida no pavimento no AltoQi Builder?
  • Como alterar a origem do projeto no Eberick após iniciado?
  • Como mudar a origem após o projeto iniciado no AltoQi Builder?

Neste caso, precisamos alterar apenas a origem de um dos modelos, assim sendo, você pode optar pela alternativa mais conveniente, alterando o modelo no AltoQI Eberick, ou AltoQi Builder.


Modelos desalinhados verticalmente

Os desalinhamentos verticais, estão relacionados aos conflitos de níveis e alturas dos pavimentos dentro de cada modelos. Para entender como estes parâmetros são tratados no AltoQi Eberick e AltoQi Builder sugiremos a leitura dos artigos:

  • Quais valores devo inserir na janela de pavimentos?
  • Modelo 3D (IFC) importado fica deslocado no AltoQi Builder

Os critérios adotados para os níveis são diferentes para o AltoQi Eberick e o AltoQi Builder, portanto, atente-se que ao final, os níveis estejam iguais para ambos os modelos. 

Após corrigir todas as divergências de posicionamento e níveis, os modelos devem estar alinhados no visualizador do Collab, conforme a imagem abaixo:


Importante ressaltar, que no visualizador Collab podemos realizar uma compatibilização visual para verificação de colisões do projeto, e gerar notas BCF para registrar estes conflitos. Para isso, sugerimos a leitura do artigo: Gerenciando os apontamentos em obras do AltoQi Visus Collab.