Filtro de extração de dados

Grupos de propriedades

O filtro de extração de dados, é o ambiente aonde iremos, configurar e criar as regras que o programa utilizará para extrair os quantitativos de um modelo IFC, portanto, requer uma atenção especial, afinal a lista de quantitativos será gerada tomando como base as informações configuradas nesta janela. Este artigo, tem por objetivo guiar o usuário dentro da janela de extração de dados. 

  • Conhecendo a janela filtro de extração de dados
  • Painel de descrição dos objetos
  • Painel de medição dos objetos
  • Grupos de propriedades

Grupos de propriedades

Este recurso é útil para extrair os quantitativos contidos nos grupos de propriedades exportados nos modelos IFC, como itens associados. Um exemplo claro, são as armaduras e formas de um projeto estrutural modelado pelo AltoQi Eberick. Ao definir as configurações de exportação do modelo IFC conforme explicado no artigo Como exportar o modelo IFC do Eberick para o AltoQi Visus? o programa exportará os quantitativos de todos os elementos no grupo de propriedades Pset_AltoQi_Eberick-Itens_associados.

Estas informações podem ser conferidas dentro do programa, selecionando um elemento do modelo e acessando as suas propriedades, como demonstramos na imagem abaixo:



O AltoQi Visus pode extrair os quantitativos contidos nestes grupos de propriedades, desde que, estes estejam devidamente configurados na janela de filtro de extração de dados. Mantendo a caixa de dialogo:  Utilizar quantitativos contidos em grupos de propriedades , habilitada.


Dentro do menu  Grupo propriedades,  é permitido definir quais os grupos de propriedade queremos que o AltoQi Visus utilize. Clicando sobre ele a seguinte janela será aberta:

Neste exemplo, estão sendo utilizados os grupos de propriedades Pset_AltoQi_Eberick-Itens_associados Pset_AltoQi_QiBuilder-Itens_Associados. Contudo, podemos incluir outros grupos. Para isso:

  • Clique sobre o botão adicionar (botão );
  • No novo item adicionado selecione um grupo de propriedades.

  • Para excluir um grupo de propriedades, basta clicar em Apagar item selecionado (botão ) ou selecionar o grupo e pressionar delete no teclado do computador. 

A imagem a seguir ilustra a apresentação destes elementos contidos no grupo de propriedade na lista de quantitativos: