Na plataforma QiBuilder é possível escolher a localização que será adotada para o posicionamento do modelo 3D externo em relação ao modelo nativo. Neste artigo será exibido um exemplo prático de como utilizar tal comando, considerando a configuração aplicada para modelos externos que estão deslocados na horizontal em relação ao modelo nativo do programa QiBuilder.
Exemplo: Como alterar a localização do modelo externo no programa QiBuilder?
Existem duas possibilidades para importar o modelo 3D externo para o programa QiBuilder, conforme explicado no artigo Definindo a localização do modelo externo 3D em relação ao modelo nativo do QiBuilder. A par disso, o presente artigo apresentará o exemplo para as duas possibilidades.
- Importação com Posição global e norte verdadeiro;
- Importação com Posição local e norte de projeto.
Ressalta-se que essa configuração pode ser alterada após a importação do modelo 3D e que todos os modelos externos importados estarão identificados nas propriedades da edificação. O exemplo deste artigo se refere apenas ao modelo arquitetônico, tendo em vista que somente esse foi importado. |
1. Importação com Posição global e norte verdadeiro
Essa configuração permite que o modelo externo se ajuste aos elementos já lançados e pode, ou não, apresentar a posição do terreno, dependendo das informações do seu modelo externo.
1.1 Caso possua a posição do terreno
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
- Na janela Edificação, clique no ícone Editar propriedades;
- Ao abrir a janela Propriedades da edificação, acesse a aba Localização, conforme a imagem abaixo;
- Caso o campo Posição do terreno esteja identificado, basta preencher o campo Deslocamento do modelo com valores de sinais opostos, conforme exemplo abaixo.
- Clique em OK para fechar a janela Propriedades da edificação;
- Gere novamente a Visão 3D da edificação (Visualização 3D) para confirmar o alinhamento e, se necessário, refaça a planificação do seu modelo externo conforme orientações do artigo Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta?.
1.2 Caso não possua a posição do terreno
A posição do terreno é identificada no momento da importação do modelo na Atualização 2020-11 do programa QiBuilder. Caso o modelo importado por você tenha sido importado em revisões anteriores, é possível seguir o procedimento abaixo ou importá-lo novamente para seguir as orientações do tópico 1.1 do presente artigo. |
- Realize a planificação do seu modelo externo conforme orientações do artigo Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta?;
- Em algum croqui de projeto, neste exemplo, o croqui Hidráulico, crie uma linha entre a mesma referência do seu modelo nativo e do seu modelo externo. Como neste exemplo o modelo externo está deslocado tanto no eixo X, quanto no Y, criou-se primeiro uma linha diagonal (Linha 1) e, posteriormente, uma linha na vertical (Linha 2) e uma linha na horizontal (Linha 3), conforme a imagem abaixo;
- Com o comando Medir contorno
, localizado na guia Desenhos, grupo Ferramentas, meça a distância da linha do eixo Y e anote o valor resultante. Para este exemplo, conforme a imagem abaixo, dy= 1123.968 cm;
- Repita o procedimento anterior para o eixo X. Para este exemplo, conforme a imagem abaixo, dx= 1495.671 cm;
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
- Na janela Edificação, clique no ícone Editar propriedades;
- Ao abrir a janela Propriedades da edificação, acesse a aba Localização;
- Preencha os valores anotados no campo Deslocamento do modelo, conforme a imagem abaixo. Neste exemplo foram utilizados valores negativos porque o modelo externo precisa se deslocar para a esquerda (eixo X negativo) e para baixo (eixo Y negativo).
- Clique em OK para fechar a janela Propriedades da edificação;
- Gere a Visão 3D da edificação (Visualização 3D) para confirmar o alinhamento e, se necessário, refaça a planificação do seu modelo externo conforme orientações do artigo Como usar o modelo 3D de base para o lançamento 2D utilizando a ferramenta Plano de corte em planta?.
2. Importação com Posição local e norte de projeto
Ao importar o modelo IFC com essa configuração, será apresentada a mensagem de que "A posição do modelo externo é diferente da posição do projeto nativo", conforme o exemplo abaixo.
- Caso clique em Sim, o programa QiBuilder alterará a posição do projeto nativo de modo que este fique na mesma referência do modelo 3D externo, não havendo mais deslocamentos na visualização 3D (Visualização 3D). Porém, em croqui de projeto, o deslocamento ainda ocorrerá. Caso opte por mudar a origem dos elementos no croqui, recomenda-se o acompanhamento do artigo Como mudar a origem após o projeto iniciado no QiBuilder? .
- Caso clique em Não, o programa QiBuilder manterá a posição do projeto nativo em 0,0,0 e será necessário realizar o procedimento descrito no tópico 1.1 ou 1.2 deste artigo, dependendo das informações da posição do terreno. Lembrando que, novamente, a alteração é apenas para a visualização 3D (Visualização 3D).
Neste artigo foram apresentados exemplos sobre como alterar a localização do modelo externo em relação ao modelo nativo no programa QiBuilder.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.