Desenhos e Arquitetura

Como alterar a configuração de planificação do IFC no AltoQi Eberick?

Em fluxos de trabalho com BIM, a comunicação entre os softwares de projeto é realizada através de modelos tri-dimensionais, que compreendem de forma completa a geometria da edificação sendo projetada.  Como descrito no artigo  Como importar um arquivo IFC ou Qi3D para o Eberick e gerar as plantas baixas de arquitetura automaticamente , no AltoQi Eberick é possível utilizar o modelo 3D da arquitetura para realizar o lançamento dos elementos do projeto. Para isso, o programa realiza uma operação chamada de "planificação" do modelo 3D, que consiste na geração automatizada de uma planta baixa a partir de um corte efetuado no modelo tri-dimensional.

A depender da etapa do projeto é necessário utilizar modelos com diferentes informações, buscando agilidade em sua elaboração. Diante disso,  no AltoQi Eberick é possível modificar as configurações de Plano de corte, permitindo otimizar os critérios de corte, imprimindo celeridade e precisão para gerar as plantas baixas. Além de trazer maior detalhamento, o novo recurso garante maior velocidade na elaboração das plantas baixas a partir dos modelos IFC importados. Para verificar tal configuração, realize os seguintes procedimentos:
  1. Acesse a guia Estrutura, grupo Configurações - Sistema - Sistema.  
  2. No diálogo Sistema, observe a configuração Plano de corte.
  3. Em Modo de corte, é possível escolher entre duas formas com que o programa irá executar o plano de corte do modelo:
    1. Nativo: essa opção permite utilizar a biblioteca de planificação nativa do programa para executar o comando Plano de corte. Em raras situações pode apresentar uma riqueza de detalhes maior na planta 2D, em comparação com o modo de corte otimizado.
    2. Otimizado : essa opção permite melhorar o desempenho do Plano de corte  tornando o processo de planificação do modelo 3D mais rápido e eficiente, em comparação com o modo de corte nativo.



Vale lembrar que a s configurações de Sistema são globais, sendo salvas nos arquivos de instalação do programa, invariáveis de acordo com o projeto. Assim, é possível alterar essa configuração mesmo que não haja nenhum projeto aberto. Com isso, ao criar um novo projeto com modelo externo, como descrito no artigo  Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo?, será adotada a configuração definida.  Caso já tenha um edificação criada com a planificação já realizada antes de alterar o modo de corte, será necessário planificar novamente como descrito no artigo  Como importar um arquivo IFC ou Qi3D para o Eberick e gerar as plantas baixas de arquitetura automaticamente