Planta de fôrma e locação

Como é calculada a área de forma dos pilares no AltoQi Eberick?

AltoQi Eberick gera informações a respeito do quantitativo dos materiais dos elementos estruturais, sendo exibida na prancha, relatórios e planilhas. Com isso se obtém peso do aço, volume de concreto, área de forma e consumo de aço para os elementos em concreto armado. Dentre as informações citadas, neste artigo iremos descrever como é calculada a área de forma dos pilares.

Observação: Vale destacar que no modelo IFC também estão inseridas informações a respeito da estrutura, podendo ser exportado e utilizado para diversos fins, como compatibilização, orçamentação, entre outros. Veja mais detalhes em Como exportar o modelo 3D no formato IFC no AltoQi Eberick - Compatível com softwares BIM e Como exportar o modelo IFC do Eberick para o AltoQi Visus?

Eberick obtém os quantitativos de forma dos pilares por meio do comprimento e perímetro, conforme indicado na seguinte equação:   


Sendo 2.png o comprimento do lance do pilar, obtido pela relação do volume e área da seção. Assim: 


Sendo:

  •  o volume do lance do pilar que pode ser obtido no Pórtico 3D, janela Propriedades IFC, calculado conforme a sua geometria.
  •   a área da seção do pilar no lance conforme a sua geometria. 

 Já o   é o perímetro da seção do pilar, conforme a sua geometria. 

 

Exemplo

Para exemplificar o cálculo descrito anteriormente iremos calcular a área de forma do pilar P1 indicado abaixoObserve que se trata de um pilar com seção do tipo retangular vazada com as dimensões conforme indicado:


Sendo assim, temos que:

 




 




 


Lembrando que a área do pilar e perímetro da seção do pilar deve ser calculado considerando a geometria da seção utilizada. Ao realizar o lançamento, a geometria é indicada na janela de diálogo de edição do pilar ao lado do tipo da seção. Como neste caso foi utilizado um pilar com a geometria retangular vazada, os cálculos consideraram as dimensões conforme indicado abaixo: 


Com os processos acima destacados, será possível conferir como o AltoQi Eberick realiza o cálculo da área de forma dos pilares.