Informações sobre versões, revisões e compatibilidade
  1. AltoQi Suporte
  2. Instalação e atualização dos programas
  3. Informações sobre versões, revisões e compatibilidade

Programas AltoQi congelados na abertura

Ao tentar abrir os programas AltoQi Builder ou AltoQi Eberick, pode ocorrer um congelamento na tela, impossibilitando a utilização dos programas. Esse erro geralmente está relacionado a conflitos entre as placas de vídeo do computador. 

Exemplo de congelamento no programa AltoQi Builder:

 

Exemplo de congelamento no programa AltoQI Eberick:

 

Para solucionar essa situação, será necessário configurar qual placa de vídeo será utilizada pelo programa. Para issoexecute os procedimentos indicados abaixo:

  • Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione a opção "Configurações de exibição".
  • Em seguida, clique em "Configurações de elementos gráficos".
  • Clique em "Procurar" e selecione os ícones dos programas AltoQI Builder e AltoQI Eberick.
Observação: Lembrando que os programas AltoQi por padrão estão localizados nos seguintes diretórios:
  1. AltoQi Builder: C:\Program Files\AltoQi\Builder\Builder.exe
  2. AltoQi Eberick: C:\Program Files\AltoQi\Eberick\Eberick.exe
 
  • Após adicionar os aplicativos, eles aparecerão na lista de programas.
  • Selecione o programa desejado e clique em "Opções".
  • Escolha a opção "Alto desempenho" para utilizar a placa de vídeo dedicada.
  • Clique em "Salvar" para confirmar as alterações.

Se realizando o procedimento acima descrito a situação persistir, será necessário desabilitar a placa de vídeo menos potente. Para isso siga os procedimentos indicados abaixo:

  • Abra a barra de pesquisa do Windows, pressionando as teclas Windows + S.
  • Digite "Gerenciador de Dispositivos" e pressione Enter.

  • Na janela que abrir, procure a seção "Adaptadores de Vídeo".

 Observação: Certifique-se de que a placa de vídeo mais potente esteja habilitada.
  • Clique para expandir a seção e selecione a placa de vídeo menos potente.

  • Clique com o botão direito do mouse e escolha "Desativar dispositivo".

  • Após desativar a placa de vídeo menos potente, tente abrir novamente o programa. 

Com os processos acima destacados será possível solucionar a situação de congelamento dos programas AltoQi, permitindo o correto funcionamento de suas ferramentas.

Caso a situação a persista, não deixe de entrar em contato com o nosso time de Suporte Técnico, conforme o artigo Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?, informando detalhes da situação com a qual você se deparou, para podermos auxiliá-lo.