Módulo Fotovoltaico

Principais propriedades dos módulos fotovoltaicos

Após o lançamento dos módulos, é possível acessar as propriedades destes para realizar a alteração de alguns parâmetros importantes para o projeto.


Observação: Para lançar o módulo fotovoltaico, confira o artigo Como lançar um módulo fotovoltaico?

As propriedades que podem ser modificadas para otimizar o projeto fotovoltaico são:

  • Número inicial
  • Número de linhas;
  • Número de colunas;
  • Afastamento na horizontal (cm);
  • Afastamento na vertical (cm);
  • Sentido da angulação;
  • Ângulo de inclinação (°);

Definição do número de linhas e colunas

De maneira a alterar o número de painéis que irão fazer parte de um arranjo ou de uma série, o programa permite alterar o número de linhas e colunas, aumentando ou diminuindo o número de painéis agrupados.

Para que isso seja realizado, o usuário precisa acessar as Propriedades de um módulo fotovoltaico selecionado no croqui.

  • No pavimento onde o módulo está localizado, selecione o módulo que desejas editar;
  • Após selecioná-lo, acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;


Na janela Propriedades que é exibida, localize a categoria Conexão elétrica, e em seguida a subcategoria Módulos e altere as opções Número de linhas e Número de colunas conforme desejado; 

O número de linhas refere-se a quantas fileiras horizontais o agrupamento de módulos irá apresentar; já o número de colunas refere-se às fileiras verticais apresentadas.

A opção Número inicial define qual número inicia a numeração das placas, de acordo com o critério de numeração dos elementos fotovoltaicos definido nas propriedades da edificação.

Exemplo:

  • Número de linhas: 2
    Número de colunas: 3
    Número Inicial: 7 
    Resultado:



Sentido e angulação dos módulos

Para otimizar a absorção de energia solar, é necessário que o módulo esteja inclinado de acordo.

Após definir o número de linhas e colunas, o usuário pode alterar a angulação (ou inclinação) dos painéis, e também a direção de angulação.

Para que isso seja realizado, o usuário deve acessar as Propriedades novamente, selecionando também um módulo fotovoltaico no croqui.

  • No pavimento onde o módulo está localizado, selecione-o.
  • Após selecioná-lo, acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;



  • Na janela Propriedades, será possível informar um Ângulo de inclinação (°); este ângulo irá depender dos requisitos de projeto, mas aqui utilizaremos 15 graus. O projetista costuma utilizar das ferramentas de georreferenciamento e análise de sombreamento para definir o ângulo de inclinação das placas; no entanto, conforme já comentamos no início do capítulo 1, as ferramentas relacionadas ao módulo fotovoltaico disponíveis no programa são focadas na criação do projeto em si, e não na simulação do mesmo.

A propriedade Sentido define em que sentido será realizada essa angulação. É possível alternar entre duas opções:

  • Perpendicular ao ponto diretor: A inclinação ocorre em um ângulo de 90° em relação ao ponto diretor escolhido. Essa inclinação é destacada na planta baixa através de uma projeção das extremidades do módulo; nas imagens a seguir, o módulo 1 não possui inclinação alguma, e o módulo 2 possui uma inclinação de 45° perpendicular ao ponto diretor.






  • Alinhado ao ponto diretor: A inclinação ocorre na direção do ponto diretor, alinhando-se a este. Essa inclinação também é destacada na planta baixa através de uma projeção das extremidades do módulo; nas imagens a seguir, o módulo 1 não possui inclinação alguma, e o módulo 2 possui uma inclinação de 20° alinhada ao ponto diretor.




Espaçamento dos módulos

Em um projeto fotovoltaico, pode ser necessário realizar a instalação dos módulos com um espaçamento entre cada um deles, seja este espaçamento na horizontal ou vertical.

O programa permite modificar este espaçamento através das opções Afastamento na horizontal (cm) e Afastamento na vertical (cm), disponível nas propriedades dos módulos fotovoltaicos. É importante ressaltar que, caso não seja configurado um número de linhas ou colunas maior do que 1, esse afastamento não será visível, pois ele é relativo entre as linhas e colunas de um lançamento de módulos fotovoltaicos.

Para que isso seja realizado, o usuário deve acessar as Propriedades novamente, selecionando um módulo fotovoltaico no croqui:

  • No pavimento onde o módulo está localizado, selecione um dos agrupamentos de módulos em questão;
  • Após selecioná-lo, acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;


  • Na janela Propriedades, será possível informar um afastamento entre os módulos nos campos Afastamento na horizontal (cm) e Afastamento na vertical (cm);
  • Por exemplo, se utilizarmos 5 cm para o afastamento vertical e horizontal, teremos como resultado:


Neste artigo foi possível verificar as principais configurações dos módulos fotovoltaicos.