Visualização de arquivos

Como gerar um QR Code de compartilhamento pelo Google Chrome para visualização de um Modelo 3D

O AltoQi Visus Collab dispõe do recurso de visualização do Modelo 3D, podendo ser geradas e acessadas visualizações individuais para cada disciplina, ou de modo federado, a qualquer momento. Ainda, a plataforma permite gerar links para compartilhamento de arquivos ou pastas da nuvem, e envia-los para e-mails destinatários adicionados pelo usuário.

Observação: Para maiores informações a respeito dos assuntos acima, sugerimos a leitura dos artigos  Como utilizar as ferramentas do visualizador 3D do AltoQi Visus Collab e Como compartilhar arquivos e pastas no AltoQi Visus Collab?

Dessa forma, com a possibilidade de compartilhamento dos links dos arquivos, há também, a possibilidade de compartilhamento das visualizações de um modelo 3D por meio de um QR Code gerado pelo Google Chrome, facilitando o envio e o acesso aos modelos compartilhados pelo usuário. Para isso, vamos apresentar por meio de passos o caminho para criação desse QR Code:

  • Primeiramente é preciso acessar o Modelo 3D que deseja ser compartilhado, no navegador Google Chrome;
  • Em seguida, na barra de endereço URL, clicar no comando Compartilhar esta página (botão );
  • E selecionar a opção Criar Código QR (botão ), conforme animação abaixo
  • Ao clicar no comando para gerar o QR Code, uma pequena janela será aberta apresentando a leitura do código QR.
Nesse ambiente além de permitir a  leitura do código gerado , é possível também   copiar o endereço URL   do mesmo, e realizar o   download da imagem do QR Code  (o qual será salvo em forma de imagem no computador).


  1. Por fim, para acessar, é preciso estar com a ferramenta de leitura de QR Code aberta no celular, e ao apontar a câmera, irá direcionar para a página da visualização do Modelo 3D da plataforma AltoQi Visus Collab, conforme imagem demonstrativa a seguir.

Observação: Importante ressaltar que para a visualização abrir diretamente na primeira vez, o AltoQi Visus Collab precisa estar logado no celular. Caso não esteja, o QR Code irá direcionar para a página inicial de autenticação da plataforma, e após realizar o login, será necessário scanear o código uma segunda vez para a abertura da visualização do modelo 3D.

Em casos em que o cliente não possui o acesso à plataforma, podemos criar um QR Code a partir do link de compartilhamento que o usuário da conta gerar. Sendo assim, abaixo demonstraremos como criar esse código QR para os usuários que não possuem acesso à pasta de obras:

  • Primeiramente é preciso acessar o Modelo 3D que deseja ser compartilhado;
  • Clicar em Compartilhar, para criar um link de compartilhamento:
  • Ao abrir a janela de Compartilhamento de Visualização 3D:
  • Inserir uma Descrição pra o link;
  • Clicar em Salvar;
  • E posteriormente clicar em Copiar o link, conforme animação abaixo:
  • Assim, será possível copiar e colar o link de compartilhamento na barra de endereços URL do navegador Google Chrome, e realizar os mesmos passos descritos anteriormente para criar o Código QR e enviar para quem for necessário, conforme imagem abaixo: