Muitas vezes em um projeto elétrico se preocupamos mais especificamente com os pontos de força e pontos de iluminação, esquecendo de outros pontos necessários para as funcionalidades de uma residência como, por exemplo, a campainha.
O QiElétrico possibilita a instalação deste dispositivo de aviso sonoro e possui um esquema de ligação cadastrado que permite que campainhas sejam comandadas por 1 pulsador de campainha.
Lançamento das campainhas
O primeiro procedimento que deve ser realizado é o lançamento das campainhas, portanto:
- Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição - Alta;
- Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Campainha;
- Defina o ponto de inserção;
- Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;
- Determine o Ponto diretor e pressione Enter para encerrar o comando;
- Repita esse procedimento para lançar a quantidade de campainhas desejadas.
Lançamento do pulsador de campainha
O próximo passo consiste em lançar o pulsador, portanto:
- Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição - Média;
- Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Pulsador de campainha;
- Defina o ponto de inserção;
- Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;
- Determine o ponto diretor;
- Para definir o comando, clique em todas as campainhas que esse pulsador acionará com o cursor de mira e pressione Enter;
Definição do circuito
Após realizar o lançamento de todos os pontos, deve-se definir o circuito. Para isso, realize o seguinte procedimento:
- Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
- Na janela Gerenciador selecione o QD, clique com o botão direito do mouse e selecione Adiciona circuito;
- No diálogo Propriedades dos circuitos determine as propriedades desejadas;
- Selecione o Esquema F+N ou F+F;
- Clique em OK;
- Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse no circuito recém criado e selecione Definir Circuito;
- Selecione no croqui as campainhas que pertencerão a esse circuito e pressione Enter;
- Responda Sim a pergunta "Existem pontos não selecionados no comando "x". Para aplicar o circuito nesses pontos, esse comando e seus pontos precisam ser movidos para o circuito "n". Deseja fazer isso?".
No cadastro de peças do programa, a campainha é um ponto do tipo força, assim sendo, este ponto deverá ser associado a um circuito onde existam somente peças com ponto de força (tomadas e campainhas). Caso deseje associar este ponto de campainha a um circuito de iluminação, aproveitando um circuito já existente ou mais próximo, é necessário configurar os parâmetros de dimensionamento do programa para permitir pontos de luz e força no mesmo circuito. |
Após realizar estes procedimentos, as campainhas e o pulsadores estarão lançados. Para finalizar deve-se realizar a ligação dos condutos entre os pontos e Processar seu projeto.
Colaborador: Eng.º Raphael Lopes Vieira
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.