Simbologias

Como incluir uma simbologia na biblioteca do AltoQi Builder

A plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias salvas na biblioteca de símbolos nas peças do cadastro e também para detalhamento do projeto. Desta forma, foi criada uma série com 3 artigos relacionados a utilização de símbolos, que apresentam os procedimentos desde a etapa de criação da simbologia, adição do símbolo na biblioteca de símbolos do programa, até a associação da simbologia em uma peça do cadastro.

Após a simbologia estar pronta será possível incluir a mesma na biblioteca de símbolos do AltoQi Builder seguindo o procedimento descrito abaixo.

  • Acesse o comando “Criar símbolo” na aba "Elementos";


  • Selecione a simbologia e seus campos, se existirem, e pressione <Enter>;

Observação: Para criar o símbolo o desenho e os campos devem estar desagrupados.

  • O programa solicitará na barra de comando a definição do ponto de referência. É através deste ponto que o programa ligará a simbologia a conexão. Clique no Ponto de referência;
  • O programa abrirá uma janela, clique no comando “Nova pasta”(1), destacado em vermelho na imagem a seguir e informe um nome para a mesma;
  • Na sequência clique no comando “Nova biblioteca”(2) e informe um nome;
  • A simbologia criada deverá ser inserida no novo grupo de pasta e biblioteca(3) criadas;
  • Defina um nome para a simbologia, selecione a biblioteca criada, habilite a opção “Escala automática” e clique em “Ok”.
Observação: Para melhor compreender a função do Escala automática recomendamos a leitura do artigo Qual a diferença dos símbolos criados com o Escala automática habilitado e desabilitado?.

Após finalizar a criação da simbologia será possível associá-la a uma nova peça ou inserir no croqui de lançamento dos projetos para complementar o detalhamento.