Ao criar um projeto no Eberick, são gerados alguns arquivos adicionais na pasta onde este foi salvo. Estes arquivos possuem o mesmo nome do projeto, mas extensões diferentes, sendo que sua principal função é otimizar o armazenamento de informações de cálculo. Desta forma, ao acessar a pasta de um projeto, temos uma configuração de arquivos como a mostrada abaixo:
Portanto, caso haja necessidade de enviar o projeto do Eberick a outros usuários, o arquivo de extensão ".prj" é o mais indicado. Este arquivo possui os dados de lançamentos do projeto, bem como as configurações adotadas pelo projetista, podendo ser aberto por outros usuários de maneira facilitada. Este também é o arquivo que deve ser enviado para o departamento de Suporte, caso solicitado.
Como o arquivo .prj guarda algumas informações de processamento, pode-se tornar grande a depender de como foi processado. Deste modo, caso exceda os 50MB permitidos pela plataforma de suporte, é possível enviá-lo segundo os procedimentos destacados em Como enviar arquivos com mais de 20 MB ao Departamento de Suporte Técnico.
Além disso, é possível enviar o arquivo sem estes dados. Neste caso, recomendamos que:
- Abra o arquivo de projeto no Eberick;
- Execute o comando "Arquivo - Salva - Salvar como" e salve-o com um nome diferente;
- Execute o comando "Estrutura - Análise - Limpar estrutura" (botão
);
- Salve novamente o projeto por meio do comando "Arquivo - Salvar - Salvar edificação".
Caso o arquivo de projeto em questão possua modelos externos vinculados (IFC ou Qi3D), ou ainda envolver verificações de colisões, é importante seguir as observações apontadas em Como enviar meu projeto estrutural com modelo 3D vinculado e verificações de colisão?, para que a equipe de Suporte consiga visualizar adequadamente o projeto com os modelos 3D vinculados, os planos de corte, as notas de colisão e identificar dúvidas pontuais, como no lançamento de furos automáticos, entre outros. |
Fazendo este procedimento, todos os dados de processamento serão desvinculados do arquivo ".prj", sendo que este deve ter seu tamanho reduzido. Basta então enviar o novo arquivo ".prj" por e-mail. Se tiver recebido um e-mail do suporte solicitando o arquivo, basta respondê-lo com o mesmo em anexo. Caso este seja o primeiro contato com o suporte para tratar sobre este arquivo, então crie um atendimento novo através do site https://suporte.altoqi.com.br
Destacamos que esta nova versão será enviada sem nenhuma informação de cálculo. Caso deseje enviar estas informações, o mais indicado é que toda a pasta de projeto seja enviada, de modo a garantir que o programa possuirá acesso a todos os arquivos de cálculo do projeto.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.