O cadastro do AltoQi Builder possui vários dispositivos de proteção disponíveis. Entre esses dispositivos destacam-se os disjuntores, os disjuntores DR e os IDRs.
O disjuntor é um dispositivo de proteção que protege as instalações elétricas contra possíveis danos relacionados a sobrecargas elétricas e curto-circuitos. O funcionamento dele ocorre com o monitoramento da corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado.
O interruptor diferencial residual (IDR) tem como função proteger as pessoas ou patrimônio contra as correntes de falta à terra.
O disjuntor DR é um dispositivo de proteção que associa um disjuntor ao IDR. A função desse dispositivo é atuar na interrupção da corrente ao ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra.
Em algumas situações de projeto, pode existir a necessidade de utilizar um dispositivo de proteção diferente dos já cadastrados. O programa permite ao usuário cadastrar novos disjuntores, de acordo com a necessidade de projeto.
Antes de iniciar o cadastro de um novo dispositivo, recomendamos verificar sua disponibilidade comercial. |
O cadastro completo de um dispositivo de proteção engloba duas etapas principais:
- Cadastro de um novo item;
- Cadastro de uma nova peça.
Nesse artigo será realizado o cadastro de um Disjuntor bipolar termomagnético, mas o procedimento para o cadastro dos outros dispositivos de proteção é o mesmo. |
Cadastro do item
Para cadastrar um novo item no programa:
- Acesse o menu Arquivo - Cadastro:
- No diálogo do cadastro, selecione Itens e expanda a classe Dispositivo de Proteção clicando no >:
- Selecione o grupo Disjuntor bipolar termomagnético (220V/127V) - DIN (Curva C) e pressione o botão Adicionar, destacado em cor verde na imagem abaixo:
- Selecione o novo item criado e do lado direito do diálogo em Item - Nome escreva 175 A - 5 kA:
- Clique em OK.
Assim, o novo item está criado:
Cadastro da peça
Para cadastrar uma nova peça no programa:
- Acesse o menu Arquivo - Cadastro:
- No diálogo do cadastro, selecione Peças e expanda a classe Dispositivo de Proteção clicando no >:
- Selecione o grupo Disjuntor bipolar termomagnético (220V/127V) - DIN:
- Selecione a peça 10 A - 5 kA - C, por exemplo. Pressione o botão Copiar
e posteriormente, o botão Colar
:
- Selecione a nova peça criada pelo programa e altere o Nome para 175 A – 5 kA - C;
- Selecione o campo Itens associados e clique em [...]:
- No diálogo Itens associados e na coluna Item, selecione o item criado anteriormente 175 A – 5 kA:
- Clique em OK para finalizar a associação dos itens;
- Em Pontos – Corrente (A), entre com o valor da corrente nominal de 175:
As informações referentes ao tempo de atuação e corrente de curto-circuito devem ser retiradas do catálogo do fabricante. |
- Pressione OK para finalizar o cadastro do novo disjuntor.
Por meio destes procedimentos o novo disjuntor está pronto para ser utilizado nos quadros e circuitos do seu projeto:
A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?. |
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.