Erros de dimensionamento

Status - Não foi possível obter uma peça de proteção IDR

Este erro está relacionado ao interruptor diferencial residual (IDR). Ele tem como função proteger as pessoas ou patrimônio contra as correntes de falta à terra. Segundo as normas, os circuitos devem ser protegidos por um dispositivo DR, que pode ser uma função do próprio disjuntor (um disjuntor tipo "DR") ou uma associação entre um disjuntor e um interruptor DR (IDR). Pode ser usado um IDR em cada circuito (que é a solução ideal, analisando o conforto do usuário final), um IDR em cada grupo de circuitos ou um IDR no quadro, que protege todos os seus circuitos simultaneamente.


O critério adotado para o dimensionamento e escolha da peça é, além dos critérios adotados para dimensionar um disjuntor, que a corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.

Observação Para mais informações sobre o dimensionamento do IDR recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?

Quando a mensagem Não foi possível obter uma peça de proteção IDR é exibida em um quadro ou circuito do projeto, três podem ser as causas:

1) Quando nas Propriedades do circuito ou quadro está definido a necessidade de um IDR, porém, nenhum grupo/classe foi selecionado;

2) Quando ao percorrer todas as peças do grupo da proteção IDR o programa não encontrar uma peça com corrente maior ou igual a corrente de disjuntor;

3) Quando o esquema do IDR estiver como Por grupos de circuitos – Manual e o grupo utilizado for incompatível com a quantidade de fases utilizadas nos circuitos selecionados.

1 – Definindo as informações necessárias do IDR

Para verificar se a mensagem está associada à falta de informações do IDR do circuito ou quadro, proceda da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador:


  1. Na janela do Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o quadro ou circuito que está apresentando essa mensagem e selecione Propriedades:


  1. No diálogo de Propriedades, verifique se em Proteção IDR apenas o esquema está selecionado e o restante das informações estão preenchidas com Nenhuma, como exemplo da imagem abaixo:


O programa somente seleciona automaticamente a Peça, sendo assim, para solucionar essa situação, é necessário que em Classe seja selecionado Dispositivo de proteção e em Grupo seja selecionado o que se adequar ao circuito ou quadro para que ao processar o projeto uma peça seja dimensionada corretamente:


  • Pressione OK para fechar o diálogo de Propriedades.

Para que as informações sejam atualizadas deve-se Processar o projeto através da guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar com a opção Dimensionar circuitos habilitada.




2 – Nenhuma peça IDR com corrente maior ou igual a corrente de disjuntor

Essa mensagem também pode ocorrer devido a não existência de uma peça IDR com corrente maior ou igual a corrente de disjuntor do circuito ou quadro, como exemplo da imagem abaixo:


Este é, usualmente, um problema de projeto, no qual se tem uma corrente muito elevada em um circuito. Se este for o caso, pode-se:

  • Cadastrar um novo IDR que seja compatível com a corrente de projeto e com disjuntor calculado;
  • Diminuir a corrente de projeto;
  • Alterar o esquema utilizado para o IDR, como por exemplo, para "Por circuito".

O procedimento para cadastrar um novo IDR e idêntico ao descrito no artigo Exemplo: Cadastrando um dispositivo de proteção - Disjuntor.

Para diminuir a corrente de projeto, recomendamos a leitura do artigo Como diminuir a corrente de projeto?

Para alterar o esquema do IDR utilizado, que define a forma como serão colocados os dispositivos DR dentro do quadro, proceda da seguinte forma:

  • Na janela das Propriedades do Quadro em Proteção IDR – Esquema altere para uma das opções disponíveis:


  • Por circuito: cada circuito do quadro será protegido por um IDR independente e será dimensionado para a corrente de projeto do circuito;
  • Por grupo de circuitos – Automático ou Manual: funciona da mesma forma que a opção Por circuito, com a diferença de que é especificada uma peça, no item IDRs de grupo. O programa tentará definir, dentre os diversos circuitos que necessitam de DR, conjuntos de circuitos que possam ser protegidos por um DR único.
Observação: É necessário configurar cada circuito que possuirá um IDR individual ou de grupo

3 - Alterar o grupo IDR utilizado 

Quando o esquema utilizado para o IDR é Por grupo de circuitos – Manual, a peça escolhida para o IDR pode não ser capaz de comportar as fases dos circuitos que estão sendo englobados pelo grupo criado pelo usuário. Isso ocorre, por exemplo, quando é escolhida uma peça Interruptor bipolar DR (fase/neutro – In 30mA) – DIN, que comporta uma fase mais o neutro, e os circuitos estão alocados em mais de uma fase diferente.


Observação: Para exemplificar essa situação, tomemos como exemplo dois circuitos F+N: o primeiro está alocado na fase T e o segundo na fase S.




Desta forma, como o IDR escolhido comporta apenas uma fase e os circuitos estão alocados em duas, a mensagem de que Não foi possível obter uma peça de proteção IDR é exibida. Para solucionar essa situação, deve-se alterar o IDR do grupo para um que comporte mais de uma fase, como por exemplo, "Interruptor tetrapolar DR (3 fases/neutro – In 30mA) – DIN":



Por meio deste artigo, pode-se notar que existem diversas soluções possíveis quando é informado o erro de dimensionamento Não foi possível obter uma peça de proteção IDR. Assim, você deve verificar qual das soluções melhor se enquadra no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.