Este erro está relacionado ao interruptor diferencial residual (IDR). Ele tem como função proteger as pessoas ou patrimônio contra as correntes de falta à terra. Segundo as normas, os circuitos devem ser protegidos por um dispositivo DR, que pode ser uma função do próprio disjuntor (um disjuntor tipo "DR") ou uma associação entre um disjuntor e um interruptor DR (IDR). Pode ser usado um IDR em cada circuito (que é a solução ideal, analisando o conforto do usuário final), um IDR em cada grupo de circuitos ou um IDR no quadro, que protege todos os seus circuitos simultaneamente.
Quando a mensagem Não foi possível obter uma peça de proteção IDR é exibida em um quadro ou circuito do projeto, três podem ser as causas:
1) Quando nas Propriedades do circuito ou quadro está definido a necessidade de um IDR, porém, nenhum grupo/classe foi selecionado;
2) Quando ao percorrer todas as peças do grupo da proteção IDR o programa não encontrar uma peça com corrente maior ou igual a corrente de disjuntor;
3) Quando o esquema do IDR estiver como Por grupos de circuitos – Manual e o grupo utilizado for incompatível com a quantidade de fases utilizadas nos circuitos selecionados.
1 – Definindo as informações necessárias do IDR
Para verificar se a mensagem está associada à falta de informações do IDR do circuito ou quadro, proceda da seguinte forma:
- Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador:
- Na janela do Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o quadro ou circuito que está apresentando essa mensagem e selecione Propriedades:
- No diálogo de Propriedades, verifique se em Proteção IDR apenas o esquema está selecionado e o restante das informações estão preenchidas com Nenhuma, como exemplo da imagem abaixo:
- Pressione OK para fechar o diálogo de Propriedades.
Para que as informações sejam atualizadas deve-se Processar o projeto através da guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar com a opção Dimensionar circuitos habilitada.
2 – Nenhuma peça IDR com corrente maior ou igual a corrente de disjuntor
Essa mensagem também pode ocorrer devido a não existência de uma peça IDR com corrente maior ou igual a corrente de disjuntor do circuito ou quadro, como exemplo da imagem abaixo:
Este é, usualmente, um problema de projeto, no qual se tem uma corrente muito elevada em um circuito. Se este for o caso, pode-se:
- Cadastrar um novo IDR que seja compatível com a corrente de projeto e com disjuntor calculado;
- Diminuir a corrente de projeto;
- Alterar o esquema utilizado para o IDR, como por exemplo, para "Por circuito".
O procedimento para cadastrar um novo IDR e idêntico ao descrito no artigo Exemplo: Cadastrando um dispositivo de proteção - Disjuntor.
Para diminuir a corrente de projeto, recomendamos a leitura do artigo Como diminuir a corrente de projeto?
Para alterar o esquema do IDR utilizado, que define a forma como serão colocados os dispositivos DR dentro do quadro, proceda da seguinte forma:
- Na janela das Propriedades do Quadro em Proteção IDR – Esquema altere para uma das opções disponíveis:
- Por circuito: cada circuito do quadro será protegido por um IDR independente e será dimensionado para a corrente de projeto do circuito;
- Por grupo de circuitos – Automático ou Manual: funciona da mesma forma que a opção Por circuito, com a diferença de que é especificada uma peça, no item IDRs de grupo. O programa tentará definir, dentre os diversos circuitos que necessitam de DR, conjuntos de circuitos que possam ser protegidos por um DR único.
3 - Alterar o grupo IDR utilizado
Quando o esquema utilizado para o IDR é Por grupo de circuitos – Manual, a peça escolhida para o IDR pode não ser capaz de comportar as fases dos circuitos que estão sendo englobados pelo grupo criado pelo usuário. Isso ocorre, por exemplo, quando é escolhida uma peça Interruptor bipolar DR (fase/neutro – In 30mA) – DIN, que comporta uma fase mais o neutro, e os circuitos estão alocados em mais de uma fase diferente.