Dispositivo de proteção (USB)

Instalação do AltoQi Eberick Proteção USB

Para utilizar os programas AltoQi inicialmente é necessário realizar a sua instalação. A seguir serão apresentados os passos para realizar a instalação do Eberick considerando a proteção USB.  
 
Observação:  Caso seu acesso ao programa seja por meio de dispositivo de proteção por software (RMS) siga os passos do artigo Instalação AltoQi Eberick Proteção por Software (RMS).
Caso o seu acesso seja por meio do sistema de Proteção Cloud, que consiste em um login propriamente dito com usuário (e-mail/código de cliente AltoQi), siga os passos do artigo Instalação AltoQi Eberick Proteção Cloud.

1 - Download do instalador do programa

Como parte inicial da instalação, deve-se realizar o download do instalador do programa desejado.

Eberick 2021

Eberick 2020

Eberick 2019 e Eberick 2018

Para realizar o download do instalador do Eberick 2019 ou 2018 e seguir seus procedimentos de instalação acesse o artigo Instalação do Eberick 2019 e 2018 Proteção USB.

2 - Instalação do programa

Para realizar a instalação do programa Eberick:
  1. Conecte em seu computador o protetor (chave física USB) correspondente ao Eberick;
Observação: Remova qualquer outra chave física conectada ao computador, mesmo que ela seja referente a outro software AltoQi. Os programas funcionam com apenas uma chave conectada por vez.
  • Execute o instalador, baixado anteriormente, a partir do local em que este foi salvo.



  • O assistente de instalação dos programas da AltoQi irá iniciar, selecione Avançar para iniciar a instalação;



  • Será apresentado o Acordo de Licença, habilite a opção Eu aceito o acordo;
  • Clique em Avançar para continuar;



  • Após o acordo de licença você deverá selecionar o local onde os programas serão instalados (como padrão é selecionado o local C:\Program Files\AltoQi);
  • Após definir o local de instalação, selecione Avançar;

  • Você será questionado sobre quais componentes deseja instalar. Neste caso, selecione a opção AltoQi Eberick e verifique que a instalação do AltoQi Builder ocorrerá simultaneamente;
  • Selecione Avançar.



  • Será apresentada uma janela com todas as configurações efetuadas nos passos acima, você deve conferir as informações e selecionar Instalar para prosseguir com a instalação;



  • Caso possua alguma atualização anterior dos programas da AltoQi instaladas em seu computador, poderá ser informando que alguns arquivos precisam ser atualizados, habilite a opção Fechar os aplicativos automaticamente;
  • Clique em Avançar para continuar;



  • Aguarde enquanto a instalação do programa é realizada;

Observação: Em alguns casos ao iniciar a instalação a mensagem Ocorreu um erro ao tentar substituir o arquivo existente: DeleteFile falhou; Código 5 é exibida, isso ocorre pois o arquivo já existe em seu sistema operacional e não é necessário substituir o mesmo. Neste caso é bem provável que a mensagem seja exibida mais de uma vez durante a instalação,  basta selecionar ignorar, sempre que aparecer, para avançar com a instalação.
mceclip0.png
 
  • Durante a instalação será instalado o aplicativo Microsoft Visual C++ 2013, este é um aplicativo que contém uma biblioteca de arquivos que auxiliam na reprodução do programa, esta instalação é realizada de forma automática, você só precisa esperar ela ser concluída;

  • Ao término do assistente de instalação, clique em Concluir;



  • Ao término da instalação são criados três ícones na área de trabalho: AltoQi Eberick, AltoQi Builder e Editor de Armaduras.

3 - Configurações iniciais no computador  

Após finalizar a instalação, antes de iniciar os programas, são recomendadas algumas configurações para o melhor aproveitamento dos recursos e performance durante a utilização do AltoQi Eberick e Builder.

Observação: Lembre-se de utilizar um computador que atenda aos requisitos mínimos e recomendados tomando como base o porte de projeto, conforme descrito em Configurações mínimas e recomendadas.
 
Dentre essas configurações podemos destacar a configuração do antivírus, pois assim como os programas AltoQi, os softwares de antivírus recebem atualizações constantemente. Em alguns casos, as atualizações das definições de vírus da sua ferramenta de antivírus podem reconhecer alguns arquivos dos programas AltoQi como uma ameaça inadequadamente. Isso pode acabar fazendo com que estes arquivos sejam bloqueados, ou mesmo excluídos, pelo antivírus, impossibilitando o correto funcionamento dos programas. E para que isso não ocorra, recomendamos que configure o antivírus instalado em sua máquina, acompanhando o procedimento indicado em H0033 - Antivírus bloqueando os programas AltoQi
 
Observação: Ressaltamos que os arquivos referentes aos programas AltoQi são totalmente seguros e livres de vírus. Assim, as configurações indicadas podem ser feitas sem preocupações.
 
Além disso, os programas AltoQi possuem diversos recursos gráficos e para isso é necessário que o computador utilizado disponha de uma placa de vídeo compatível com o porte do projeto que será utilizado (descrito em Configurações mínimas e recomendadas.)
 
É comum que os computadores possuam uma placa de vídeo integrada e dedicada (que possui um maior desempenho). Caso seu computador disponha de uma placa de vídeo dedicada, você pode optar por utilizar os recursos deste componente a fim de melhorar o desempenho do AltoQi Eberick e Builder.
 
Para configurar a placa de vídeo utilizada pelo Eberick e Builder, siga os procedimentos indicados abaixo. Aqui listamos como configurar as principais placas de vídeo dedicadas:
  1. Como configurar a placa de vídeo da NVidia para os programas AltoQi
  2. Configurando a placa de vídeo da AMD

4 - Iniciando a utilização

Após realizar a instalação e as configurações recomendadas, para inicializar o programa, execute um duplo-clique sobre o ícone do programa desejado, criado na área de trabalho. Ao abrir o programa, será aberta a janela Identificação do Cliente para serem preenchidos os seus dados. O único campo obrigatório é o seu Código de cliente. O campo Protetor exibe o número do dispositivo de proteção conectado ao seu computador. Esta janela será apresentada apenas na primeira vez que o programa for aberto. Assim que você criar, ou abrir um novo projeto, e salvar, os dados serão registrados e não será mais apresentada a janela para preenchimento dos dados.
Por estar iniciando a sua jornada com o AltoQi Eberick, preparamos um material com dicas para utilizar a melhor desempenho do seu programa, que pode otimizar o seu tempo de projeto. As primeiras dicas você já conhece, que diz respeito as configurações recomendadas de antivírus e placa de vídeo, mas, além disso, separamos dicas a respeito de configurações de projeto, opções de processamento, local de salvamento do projeto, criação de versões do seu projeto, entre outros. Acompanhe com mais detalhes em: Dicas para uma melhor utilização do AltoQi Eberick
 
Seguir as boas práticas indicadas irá tornar mais tranquilo e seguro o seu projetar!