Vigas

Armadura de pele e longitudinal de torção de vigas segundo a NBR 6118 (2014)

A NBR 6118 de 2014 define prescrições a serem obedecidas durante as etapas de dimensionamento e detalhamentos de vigas, com o intuito de considerar diversos fatores que possuem influência direta nestas etapas de projeto e execução. 

Para auxiliar o projetista na elaboração de seus projetos, criamos uma série de artigos listados abaixo:

  • Prescrições de cálculo e detalhamento de vigas segundo a NBR 6118 (2014)
  • Deslocamentos limites e controle de fissuras em vigas segundo a NBR 6118 (2014)
  • Armaduras longitudinais:
    • Taxa de armadura máxima e mínima em vigas segundo a NBR 6118 (2014)
    • Espaçamentos entre barras longitudinais de vigas segundo a NBR 6118 (2014)
    • Armadura de pele e longitudinal de torção de vigas segundo a NBR 6118 (2014) (este artigo)
    • Relação entre CG da armadura e altura das vigas segundo a NBR 6118 (2014)
  • Armaduras transversais de vigas segundo a NBR 6118 (2014)

Armadura de pele

Cada face lateral da viga possuirá uma armadura de pele cuja sua área apresente valor igual ou superior a 0,10% da área de concreto da alma "Ac,alma", não sendo necessária uma armadura superior a 5 cm²/m por face. No cálculo da armadura de pele não são consideradas as áreas das armaduras principais de tração e compressão.

A armadura de pele deve ser composta por barras de alta aderência (ηi = 2,25, conforme o quadro 8.3 da NBR 6118) em CA-50 ou CA-60. Os espaçamentos entre as barras não deve ser superior a 20 cm ou um terço da altura útil da viga (d/3), conforme demonstrado na imagem abaixo:

 

Para vigas com altura inferior a 60 cm, a armadura de pele pode ser dispensada. 

Os valores do diâmetro mínimo das barras da armadura de pele, o espaçamento máximo entre cada barra e a altura mínima da viga para inserir a armadura de pele podem ser configurados no AltoQi Eberick acessando a aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas:

 
No caso de vigas submetidas à torção, a armadura de pele será colocada também caso a altura da viga supere o valor definido no item "Espaçamento máximo" do grupo "Armadura de torção".

Armadura longitudinal de torção

As barras longitudinais da armadura de torção podem ter arranjo distribuído ou concentrado ao longo do perímetro interno dos estribos, espaçadas no máximo em 35 cm.    

No AltoQi Eberick, o item "Espaçamento máximo" em "Armadura de torção", acessível na aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas, define-se a altura máxima de viga a partir da qual o programa colocará, se houverem esforços de torção, armadura de pele na viga a fim de distribuir a armadura. Para vigas com altura abaixo do configurado neste item, a armadura longitudinal de torção será concentrada nos cantos da seção transversal.