O Eberick permite que o usuário opte em detalhar o encontro de paredes de reservatório ou paredes de contenção utilizando chanfros, ao invés de cantos retos. Os chanfros são aplicados na parte interna do encontro entre paredes, ou paredes e lajes de fundo, com a finalidade de facilitar os procedimentos de impermeabilização da estrutura. Adicionalmente aos chanfros são detalhadas armaduras construtivas para limitar a fissuração no local.
Os chanfros possuem apenas função construtiva, a análise e o dimensionamento das paredes estruturais desprezam a presença destes elementos. Neste caso, cabe ao projetista determinar para quais situações de projeto serão aplicados chanfros, ajustando sua geometria e a armadura construtiva utilizada.
As opções de edição dos chanfros estão disponíveis no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Lajes, acessando o botão Reservatórios.
Nesta janela é possível optar pela utilização de chanfros em três situações distintas:
- Paredes: Habilita a utilização de chanfros entre duas paredes de reservatório;
- Paredes e laje de fundo: Habilita a utilização de chanfros entre uma parede de reservatório e uma laje de reservatório;
- Paredes de contenção: Habilita a utilização de chanfro entre duas paredes de contenção.
A opção Comprimento do chanfro define o comprimento dos trechos horizontal e vertical do chanfro no detalhamento.
As armaduras dos chanfros possuem apenas função construtiva e devem limitar a fissuração da região. Estas armaduras não são dimensionadas pelo programa, sendo assim, as características destas armaduras podem ser definidas livremente pelo usuário.
- Bitola: Define o diâmetro utilizado pela armadura;
- Espaçamento: Define o espaçamento horizontal e vertical entre as armaduras construtivas;
- Comprimento dos ganchos: Define o comprimento do trecho reto de ancoragem desta armadura.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.