Em algumas situações, é conveniente utilizar uma fundação do tipo sapata de divisa. Este elemento consiste de uma sapata na qual a carga vertical do pilar e a reação de apoio do solo são excêntricas, o que produz um momento no elemento de fundação. O artigo Soluções para a fundação de pilares em divisa ilustra os esforços criados ao adotar este elemento estrutural e apresenta alternativas para a compensação deste esforços.
Para incluir uma sapata de divisa, basta lançar um elemento de fundação através do comando Lançamento - Fundações - Fundação (botão ). Na janela de lançamento, no grupo Fundação, deve-se selecionar a opção Sapata e marcar a caixa Divisa:
Após selecionar a sapata de divisa, preencha os campos referentes à geometria do pilar e da profundidade da sapata. Após isso, clique em OK para ser levado de volta ao croqui. No croqui, deve-se selecionar a posição, orientação, vértice fixo e deslocamento do pilar de arranque, de forma idêntica ao lançamento de pilares.
Importante: O vínculo do apoio da fundação só pode ser Rotulado, Deslizante ou Personalizado. Não é possível lançar a sapata de divisa com apoio engastado.
Após posicionar o pilar, o programa irá solicitar a "direção da divisa", momento no qual deve-se clicar na direção para a qual se deseja que a divisa esteja direcionada. Após clicar na direção desejada, a sapata de divisa estará lançada:
Importante: As sapatas de divisa no Eberick são dimensionadas apenas com pilares retangulares. Caso seja lançado um pilar com seção composta e sapata de divisa, este resultará no Erro D45 - Pilar deve ser retangular.
Caso seja necessário alterar a direção da divisa após o lançamento, basta utilizar o comando Lançamento - Fundações - Definir direção divisa (botão ) para repetir a definição da direção da divisa. Após estar lançada a sapata de divisa, basta processar a estrutura para que o programa realize o cálculo e dimensionamento deste elemento estrutural.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.