Fundações

Como lançar uma sapata de divisa?

Nas versões anteriores ao Eberick 2019, estão disponíveis os pilares de fundação, os quais possuem um trecho de pilar de arranque sobre a fundação, que se conecta às vigas baldrame. 

Em algumas situações, é conveniente utilizar uma fundação do tipo sapata de divisa. Este elemento consiste de uma sapata na qual a carga vertical do pilar e a reação de apoio do solo são excêntricas, o que produz um momento no elemento de fundação.

Para incluir uma sapata de divisa, basta lançar um elemento de fundação através do comando Lançamento - Fundações - Fundação (botão ). Na janela de lançamento, no grupo Fundação, deve-se selecionar a opção Sapata e marcar a caixa Divisa:


Após selecionar a sapata de divisa, preencha os campos referentes à geometria do pilar e da profundidade da sapata. Após isso, clique em OK para ser levado de volta ao croqui. No croqui, deve-se selecionar a posição, orientação, vértice fixo e deslocamento do pilar de arranque, de forma idêntica ao lançamento de pilares.

Importante: O vínculo do apoio da fundação só pode ser RotuladoDeslizante ou Personalizado. Não é possível lançar a sapata de divisa com apoio engastado.

Após posicionar o pilar, o programa irá solicitar a "direção da divisa", momento no qual deve-se clicar na direção para a qual se deseja que a divisa esteja direcionada. Após clicar na direção desejada, a sapata de divisa estará lançada:


Importante: As sapatas de divisa no Eberick são dimensionadas apenas com pilares retangulares. Caso seja lançado um pilar com seção composta e sapata de divisa, este resultará no Erro D45 - Pilar deve ser retangular.

Caso seja necessário alterar a direção da divisa após o lançamento, basta utilizar o comando Lançamento - Fundações - Definir direção divisa (botão )  para repetir a definição da direção da divisa. Após estar lançada a sapata de divisa, basta processar a estrutura para que o programa realize o cálculo e dimensionamento deste elemento estrutural.

Análise do comportamento da estrutura com sapatas em divisa

Quando é utilizada a fundação com sapata de divisa, a carga vertical do pilar é deslocada da reação de apoio da sapata de divisa. Esta excentricidade faz com que exista um momento fletor no pilar de arranque, que gera uma reação horizontal da estrutura. Estes esforços podem impossibilitar o dimensionamento ou ocasionar deslocamentos excessivos nesta região. A imagem abaixo ilustra o esquema de esforços da sapata de divisa:


Para ilustrar os efeitos causados pela adoção de sapatas de divisa, realizamos um comparativo dos deslocamentos de uma estrutura de exemplo com duas alternativas: a primeira com todas as fundações centradas e a segunda com uma das laterais em situação de divisa. A estrutura exemplo, juntamente com a face que é considerada a divisa, está representada abaixo:


Após alterar em um dos projetos o lançamento das três sapatas da esquerda da edificação para sapata de divisa, analisamos ambas as alternativas para obter os deslocamentos da estrutura. Verifique abaixo o resultado de deslocamento para a estrutura (considerando somente cargas de peso próprio e adicionais):


 
É possível verificar, no destaque da imagem acima, o efeito que a presença da sapata de divisa tem no pilar que se apoia nela. Esta deformação é causada pelo momento proveniente da excentricidade das sapatas, e é proporcional à carga aplicada na sapata. É possível verificar também, através das barras da fundação, que a presença desta divisa gerou uma solicitação horizontal em toda a estrutura.

Verifique que o pilar do meio desta face de divisa possui a deformação mais acentuada. Isso se deve a dois fatores: a carga vertical deste pilar é mais alta e a viga baldrame associada a esta sapata está ligada em outra viga, não oferecendo travamento horizontal para o pilar. 

Portanto, a simples adoção da sapata de divisa sem nenhum outro elemento auxiliar neste caso não é uma boa solução para a estrutura, pois inviabiliza o dimensionamento de diversos elementos estruturais.

Nesse sentido, indicamos a leitura do artigo: Lançamento de viga de travamento para sapata de divisa.

Atenção : elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).