Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Convertendo um pavimento principal para nível intermediário

Em determinadas situações de lançamento da  estrutura pode ser necessário converter algum pavimento principal da edificação para um nível intermediário ou realizar o processo inverso, criando um pavimento principal a partir do lançamento de um nível intermediário.

Esta série de dois artigos ilustra como realizar estas operações no Eberick, mantendo o lançamento do pavimento convertido.

  • Convertendo um pavimento principal para nível intermediário (presente artigo)
  • Convertendo nível intermediário para um pavimento principal

Convertendo um pavimento principal para nível intermediário

Para exemplificar o procedimento de conversão de um pavimento principal para nível intermediário, tomaremos como exemplo uma edificação composta por 3 pavimentos, conforme ilustrado neste corte transversal.


Neste exemplo, iremos converter o Pavimento Térreo para um nível intermediário da edificação. O processo de conversão pode ser feito seguindo os procedimentos indicados a seguir:

  • Exportar o croqui do pavimento que será convertido: Este passo é necessário para manter o lançamento do pavimento. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão do pavimento na janela de edificação e acesse a opção "Exportar croqui". O croqui deste pavimento será salvo em um arquivo .CRQ no local especificado.

  • Excluir o pavimento: Com o croqui do pavimento exportado, será necessário excluí-lo do projeto. Para isso, selecione o pavimento desejado na janela de projeto e acesse o botão "Excluir".

  • Ajuste no nível dos pavimentos: Como a altura de um pavimento toma como base o nível do pavimento inferior, ao excluir um dos pavimentos do projeto a altura do pavimento superior deve ser corrigida. Neste exemplo, excluindo o Pavimento Térreo, o nível do Pavimento Cobertura ficará incorreto, sendo necessário ajustar a altura deste pavimento para corrigir seu nível. Estas correções podem ser realizadas no botão Propriedades da edificação (mceclip2.png);

Para mais informações sobre a filosofia de criação e definição da altura dos pavimentos, recomendamos a leitura do artigo Quais valores devo inserir na janela de pavimentos?

  • Criação do nível intermediário: Neste ponto é necessário incluir um nível intermediário no projeto. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão croqui do pavimento cobertura e acesse a opção Inserir nível intermediário. A altura do nível intermediário deve ser equivalente a altura do pavimento convertido, neste exemplo, igual a 150 cm.

Para mais informações sobre a criação de níveis intermediários, recomendamos o artigo Como inserir um nível intermediário.

  • Importar o croqui: Nesta etapa resta importar o croqui salvo anteriormente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o croqui do nível intermediário criado e acesse a opção Importar croqui, selecione o arquivo salvo e confirme as informações. 

Realizado estes passos, o pavimento principal será convertido para um nível intermediário da edificação, sendo possível manter todo o lançamento do pavimento.