Lajes

Armadura da mesa

A depender dos critérios do projetista e de cada situação de projeto, pode ser necessário incluir armaduras complementares no detalhamento das lajes. Estes recursos possibilitam ao projetista definir seus próprios critérios de detalhamento, buscando gerar um detalhamento final completo do elemento.

Armadura da mesa

Trata-se de uma armadura de flexão disposta na parte inferior da capa de concreto das lajes pré-moldadas, nervuradas, treliçadas e com vigotas protendidas. Essas lajes possuem espessura de concreto da capa pequena frente a altura total da laje. Nessas circunstâncias, a aplicação de cargas localizadas entre as nervuras das lajes e, também, o funcionamento conjunto das nervuras em uma dada direção precisa ser garantido para que esse conjunto de nervuras possa ser considerado com o mesmo funcionamento de uma laje maciça.

Segundo o item 13.2.4.2 da NBR6118:2014, para lajes com espaçamento entre nervuras menor ou igual a 65 cm, pode ser dispensada a verificação da flexão da mesa. Nestes casos, a adoção de uma armadura de flexão no local torna-se opcional.

A adoção e configuração da armadura de mesa pode ser realizado através do menu Estrutura -Configurações - Projeto - Detalhamento - Lajes, acessando o botão Arm. complementares.

Com a opção Adotar armadura da mesa habilitada o programa sempre irá incluir este detalhamento para lajes nervuradas, alveolares, vigotas protendidas, pré-moldadas e treliçadas, seguindo os critérios de diâmetro e espaçamento definidos pelo usuário. O detalhamento da armadura da mesa é emitido em conjunto com planta de armaduras positivas das lajes.

A opção Diâmetro mínimo permite definir qual será a menor bitola utilizada para detalhamento da armadura da mesa. Neste caso o programa irá atribuir o menor diâmetro entre as barras habilitadas para dimensionamento.

No item Espaçamento máximo, deve ser definido qual espaçamento será utilizado nas duas direções para a armadura da mesa. O espaçamento efetivo utilizado pelo AltoQi Eberick será o menor valor entre o espaçamento máximo definido e o espaçamento calculado com base na verificação da flexão da mesa.

Na configuração Cobrimento, deve ser definido o cobrimento adotado para a armadura de mesa, tanto em relação a face inferior quanto superior da capa de concreto. Caso a espessura da capa de concreto seja insuficiente para garantir o cobrimento especificado, será emitido um erro durante o dimensionamento da laje, sendo necessário adequar a espessura da capa ao cobrimento e bitola utilizada no dimensionamento.

Quando a opção Adequar ao espaçamento das nervuras está ativa o programa toma o espaçamento definido como referência, atribuindo como espaçamento efetivo o maior divisor da distância entre eixos de nervuras que implique em um espaçamento inferior ao configurado.

Observação: Quando o espaçamento da armadura da mesa está restrito ao espaçamento entre as nervuras (quando habilitada a opção "Adequar ao espaçamento da nervura"), o programa indica a quantidade de barras que deve ser posicionada em cima de cada nervura, por isso ele pode indicar "2", por exemplo, antes da bitola.
Quando o critério para o espaçamento das barras se dá pelo "espaçamento máximo", o programa não indica um número antes da bitola da armadura, pois neste caso se tem apenas uma barra por espaçamento.