Lajes

Armadura de cisalhamento (lajes nervuradas)

A depender dos critérios do projetista e de cada situação de projeto, pode ser necessário incluir armaduras complementares no detalhamento das lajes. Estes recursos possibilitam ao projetista definir seus próprios critérios de detalhamento, buscando gerar um detalhamento final completo do elemento.

Armadura de cisalhamento (lajes nervuradas)

O AltoQi Eberick dimensiona e detalha armaduras de cisalhamento apenas para lajes nervuradas, aplicando estribos nas nervuras nas regiões onde os esforços cortantes solicitantes são superiores a tensão de cisalhamento máxima resistida pelo elemento.

O programa permite que o usuário configure a armadura de cisalhamento que será utilizada nas lajes nervuradas através do menu Estrutura - Projeto - Configurações - Detalhamento - Lajes, acessando o botão Arm. complementares.

A opção "Tipo de estribo" permite que o usuário escolha se o estribo utilizado para combater os esforços de cisalhamento, sendo possível optar por estribos abertos ou fechados.

  • Aberto: Os estribos abertos serão detalhados com ancoragens horizontais, com comprimento de ancoragem calculado a partir das prescrições da NBR6118:2014, tomando como base o maior diâmetro utilizado para estribos no elemento.
  • Fechado: Os estribos utilizados nas nervuras das lajes será do tipo fechado.

A representação dos estribos é feita em um detalhe, emitido junto a planta de detalhamento das lajes nervuradas do pavimento. A escala do detalhe gerada pelo programa pode ser configurada a partir da opção Escala do detalhe. A opção Desenhar nervuras na planta permite definir se a nervuras das lajes será representada junto ao detalhamento da armadura de cisalhamento do elemento.