Cargas

Como lanço uma caixa d'água no Eberick?

No Eberick, reservatórios podem ser lançados de duas maneiras diferentes, a depender do tipo de reservatório adotado - caso seja um reservatório em concreto, você pode lançar mão do módulo Reservatórios enterrados ou elevado. Caso seja um reservatório isolado da estrutura, como fibrocimento, por exemplo, o ideal é que seja lançado como uma carga. Neste artigo, focarei no segundo tipo. Para mais informações sobre o lançamento de reservatórios em cimento, recomendo a leitura do artigo Exemplo: Lançamento de piscinas - Piscina básica.

Como lanço uma caixa d'água no Eberick?

Aqui considero que a caixa d'água se apoia de maneira uniforme sobre uma região da laje. Caso haja algum outro mecanismo de apoio, o lançamento de cargas proposto neste artigo pode não ser válido. Desta maneira, o primeiro passo é definir qual o carregamento que será adotado.

Este carregamento depende basicamente de dois fatores: o volume da caixa d'água e a sua área de contato. Quanto maior a caixa d'água, maior será a força aplicada sobre a laje. Todavia, como este carregamento é dividido pela área de contato da caixa d'água, quanto maior suas dimensões em planta, mais bem distribuído será este carregamento, de modo que a carga por área será reduzida.


Utilizando a imagem acima como referência, obtemos que a carga aplicada F é equivalente ao peso do volume de água contido na caixa. Assim, o valor de pode ser calculado multiplicando o volume da caixa d'água V pelo peso específico da água ρA.


Tendo definido o valor da força, deve-se considerar que ela será aplicada em uma área equivalente à da caixa d'água. Assim, podemos dizer que a pressão exercida por este elemento é equivalente a:

 

Tendo definido os valores a serem inseridos no modelo, acesse o pavimento do projeto onde a caixa d'água se apoiará. A carga pode se apoiar sobre a laje de duas maneiras diferentes: sobre uma área específica da laje, ou sobre a laje toda, como uma carga adicional. A escolha entre um ou outro modelo fica a cargo do projetista. 

Lançamento de um carregamento em área

Neste método, é definida uma área sobre a qual é apoiada a caixa d'água. Esta área deve ser equivalente à superfície de contato da caixa d'água e deve estar posicionada no local adequado. Este tipo de lançamento é interessante quando a laje de apoio apresenta uma área muito maior do que a área da caixa d'água, ou quando você sabe onde a caixa d'água será posicionada.

  • Para inserir a carga, acesse o menu Modelo - Cargas - Por área (botão ).
  • Na janela que se abre, selecione a opção Água para Carga
  • Insira o valor da carga calculado anteriormente
  • Em Lançar, selecione a opção definindo uma área
  • Confirme em Ok.

  • No croqui, selecione dois pontos que definem os retângulo onde a caixa d'água se apoiará

Lançamento de uma carga aplicada em toda a laje

Neste caso, a carga é distribuída integralmente sobre a laje. Este tipo de lançamento pode ser adotado quando não se sabe o ponto de aplicação da carga. Cabe destacar que, por aplicar a carga sobre toda a laje, caso a laje possua dimensões muito maiores que a caixa d'água, o dimensionamento pode demandar uma laje muito robusta.

  • Para inserir a carga, acesse o menu Modelo - Cargas - Por área.
  • Na janela que se abre, selecione a opção Água para Carga
  • Insira o valor da carga calculado anteriormente
  • Em Lançar, selecione a opção selecionando lajes.
  • Confirme em Ok.
  • Selecione a laje para aplicar a carga
  • Confirme com Enter.

Conforme destacado anteriormente, caso a caixa d'água se apoie de outra maneira, este lançamento pode não ser válido. Neste caso, recomendo a leitura do artigo Como insiro cargas em lajes?, que fornece outras alternativas de carregamento.