Muitas vezes, após ter iniciado o projeto é verificada pelo projetista a necessidade de realizar algumas alterações nas informações definidas no momento da criação da edificação, como por exemplo o nome ou a altura de um pavimento.
Com base nisto, o intuito deste artigo é demonstrar ao projetista quais os procedimentos devem ser seguidos para realizar as alterações destas informações.
Alterando o nome dos pavimentos do projeto
Para realizar a alteração do nome dos pavimentos do projeto, proceda da seguinte forma:
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
- Na janela Edificação, clique uma vez sobre o nome do pavimento que deseja alterar. Neste momento, o pavimento ficará selecionado;
- Clique novamente sobre o nome do pavimento e o renomeie conforme sua preferência;
- Pressione Enter para finalizar;
- Repita este mesmo procedimento para alterar o nome dos demais pavimentos.
Alterando a altura e os níveis dos pavimentos do projeto
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
- Na janela Edificação, clique no ícone Editar propriedades;
- No diálogo Propriedades da edificação, selecione a aba Pavimentos;
- Em Pavimentos, clique no valor informado para Altura ou Nível do pavimento que deseja alterar;
- Informe o valor desejado da altura e/ou nível do pavimento e pressione Enter;
- Repita este mesmo procedimento para alterar a altura e/ou nível dos demais pavimentos;
- Clique em OK para confirmar as edições.
Vale lembrar que a altura de um pavimento no AltoQi Builder não é o "pé-direito". Portanto, ela deve ser preenchida seguindo a lógica de que a altura do pavimento é a diferença entre o nível do piso superior até o nível do piso do pavimento, como mostra a imagem abaixo, onde cada pavimento tem 300 cm de altura.
Quando o projeto estrutural é feito no Eberick, deve-se tomar o cuidado, pois o conceito de nível é diferente nos dois programas. A imagem abaixo resume esta diferença, mostrando que os níveis no AltoQi Builder são referentes à laje inferior, enquanto que no Eberick os níveis são da laje superior.
O exemplo usado acima, mostra que o nível do Térreo no AltoQi Builder é 0 cm, enquanto que no Eberick o mesmo Térreo tem nível 300 cm. Isso ocorre devido a diferença de conceito entre os dois programas, onde no AltoQi Builder o pavimento é como uma caixa e no Eberick é como um plano.
Através dos procedimentos explicados acima, é possível realizar as alterações pertinentes à altura, nível e ao nome dos pavimentos de um projeto em andamento no AltoQi Builder.
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