Hidrantes

Indicação - Não foi possível obter a pressão atuante (o processo não convergiu)

O AltoQi Builder emite alertas a partir de indicações de triângulos amarelos e vermelhos no projeto com a finalidade de atrair a atenção do usuário para o ponto em que é exibido tal triângulo. Estas indicações permitem que o projetista verifique possíveis problemas associados ao lançamento ou dimensionamento no projeto.

Observação: Para verificar qual a mensagem que a indicação de triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida em seguida.

A mensagem Não foi possível obter a pressão atuante (processo não convergiu), em forma de triângulo amarelo sobre hidrantes mais desfavoráveis ou sprinklers na área de operação, significa que os parâmetros de convergência definidos nas configurações do programa não foram alcançados com as iterações processadas para o dimensionamento.


Observação:  Esta mensagem somente será atualizada após o processamento do projeto. Para mais informações, sugerimos a leitura do artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?   

Cenário equivalente também pode ser observado em formato de janela Planilha de pressões, com o diálogo "O processo não convergiu", ao tentar acessar a planilha de pressões da bomba hidráulica ou mesmo do hidrante, junto da janela Gerenciador, como ilustrado na figura abaixo.

 

Estas situações geralmente estão relacionadas a valores de vazão e altura mínima do sistema muito elevados, maiores que os valores de vazão e como podemos ver no artigo a Altura manométrica da bomba de incêndio, ou mesmo lançamentos que ocasionam valores altos de perda de carga.

Observação: Ressaltamos que é de extrema importância certificar-se que o processo tenha convergido antes de definir a bomba do sistema.

A apresentação deste cenário pode ser solucionada com a edição dos valores de convergência, como descrito na sequência.

  • Acesse a guia principal Arquivo - Configurações...;
  • Na janela Configurações, selecione a aba Incêndio;
  • Junto do grupo Dimensionamento, selecione a opção Convergência;
  • Altere os campos conforme julgar necessário, como no exemplo da imagem abaixo. Alguns valores são recomendados a seguir:
    • Precisão mínima (m.c.a.) - Erro máximo admitido no processo iterativo relacionado ao cálculo da pressão. Recomenda-se atribuir o valor igual a 0.01 em alguns casos de não convergência do processo;
    • Número máximo de iterações - Quantidade de iterações para obtenção de pressões e curva da bomba. Sugere-se definir o valor igual a 1000;
    • Incremento para obtenção das vazões - Variação ou acréscimo do valor a ser adotado ao longo das iterações para obtenção das vazões. Quanto menor a porcentagem, mais refinado e lento é o processo. Sugere-se atribuir o valor igual a 5 em alguns casos de não convergência do processo.

  • Clique em OK para finalizar a edição dos parâmetros de convergência;
  • Atualize o dimensionamento com o comando Processar, situado na guia Operações - grupo Dimensionamento.

Verifique se a indicação em forma de triângulo sobre o hidrante ou os sprinklers deixou de ser apresentada, ou acesse a janela Gerenciador, e gere a planilha de pressões normalmente. Para a situação associada à bomba hidráulica, defina-a novamente, como descrito no artigo Como definir a bomba hidráulica?.

Se, depois que realizar as alterações, a indicação sobre o hidrante permanecer, ou ainda, a geração da planilha de pressões for impossibilitada, altere novamente os parâmetros de convergência.

Observação: Quanto maior o valor da precisão mínima e menor o incremento de vazão, maior será a possibilidade da convergência ser obtida com sucesso.

Assim, verificamos como solucionar a indicação Não foi possível obter a pressão atuante (o processo não convergiu).