Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.
Para auxiliar os projetistas neste lançamento, criamos uma série de artigos que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.
- Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
- Como definir a elevação do solo? (presente artigo)
- Como conferir o empuxo de solo lançado?
Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nesta série de artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.
Como definir a elevação do solo?
- Nível do solo alinhado com o nível do topo da parede: Neste caso a elevação do solo deve ser atribuída com um valor nulo (0 cm). O programa irá interpretar que existe solo ao longo de toda altura da parede.
- Nível do solo acima do nível do topo da parede: Para este caso a elevação do solo será um valor positivo, correspondente ao desnível entre o nível do solo e o nível do pavimento.
- Nível do solo abaixo do nível do topo da parede: Para esta caso a elevação do solo será atribuída com um valor negativo, correspondente ao desnível entre o nível do solo e o nível do pavimento.
No próximo artigo desta série, Como conferir o empuxo de solo lançado?, mostra como verificar se o carregamento aplicado nas paredes está coerente com as características do projeto.
Colaboradores: Marcelo Scrivanti Canesin
Ronaldo Parisenti
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.