Relatórios

Como gerar e personalizar o memorial descritivo no AltoQi Builder?

A plataforma AltoQi Builder possibilita a geração automática do memorial descritivo. Esse relatório é gerado de acordo com o projeto que está sendo realizado, e contempla as informações aplicadas nos respectivos projetos, tais como: relatório de dimensionamento dos condutos, lista de materiais, planilhas de pressões, legendas, entre outros. O usuário pode configurar quais informações deseja incluir no memorial descritivo e incluir textos personalizados, tornando esse documento completo e exclusivo.

Observação: Os relatórios podem ser gerados para os projetos Elétrico, Hidráulico, Incêndio, Gás e Sanitário.

Os demais relatórios do programa constam no artigo  Relatórios gerados no AltoQi Builder .

Selecionando o formato do relatório 

Antes de gerar o memorial descritivo, pode-se definir se este será gerado no formato de documento de texto (DOCX) ou em formato interno (HTML). Para isso, recomenda-se a leitura do artigo Como alterar o formato dos relatórios?

Configurando as informações do memorial 

Todas as mensagens de parâmetros dos critérios de projeto, lista de materiais e relatórios de dimensionamento podem ser editadas. Para realizar edições proceda com os passos abaixo.

  • Acesse a aba Arquivo - opção Configurações...;

  • Na janela Configurações, selecione a aba do projeto desejado (Hidráulico, Sanitário, Incêndio, Gás e Fiação);
  • No grupo Preferências apresentado à direita da tela, selecione o subgrupo Diagramas;
  • À direita da janela, junto ao grupo Memorial de cálculo, estão disponíveis as informações do memorial descritivo passíveis de edição, como mostra a figura abaixo;
  • Edite as informações conforme desejar;

  • Clique em OK para finalizar o procedimento de configuração.

Gerando o memorial descritivo 

Para gerar um memorial descritivo deve-se proceder da seguinte forma: 

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, e selecione o comando Gerenciador:

  • Na janela Gerenciador, clique no comando Opções (botão);
  • Em seguida, selecione a opção Gerar relatórios - Memorial descritivo, como destacado na figura abaixo para que o relatório seja apresentado na sequência.


Observação: É essencial que, para a geração do memorial descritivo, o projeto esteja com seu dimensionamento atualizado (para processá-lo, acompanhe o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?) os croquis estejam salvos, e ainda, todos o lançamento da respectiva disciplina de projeto tenha sido finalizado.

Posteriormente, é possível consultar o memorial descritivo na janela  Arquivos , na pasta  Documentos . Basta acessar a guia  Elementos , grupo  Acessar , comando  Gerenciador de Arquivos .

Seguindo os procedimentos deste artigo, será possível gerar um memorial descritivo do projeto que está sendo executado em sua edificação na plataforma AltoQi Builder.