Relatórios

Como gerar e personalizar o memorial descritivo no AltoQi Builder?

Os relatórios podem ser gerados para os projetos Elétrico, Hidráulico, Incêndio, Gás e Sanitário. Os demais relatórios do programa constam no artigo Relatórios gerados no AltoQi Builder.


Selecionando o formato do relatório.

Antes de gerar o memorial descritivo, é possível definir se este será gerado no formato de documento de texto (DOCX) ou em formato interno (HTML). Para isso, recomenda-se a leitura do artigo
Como alterar o formato dos relatórios?

Configurando as informações do memorial 


Todas as mensagens de parâmetros dos critérios de projeto, lista de materiais e relatórios de dimensionamento podem ser editadas. Para realizar edições proceda com os passos abaixo.

  • Acesse a aba Arquivo — opção Configurações...;
  • Na janela Configurações, selecione a aba do projeto desejado (Hidráulico, Sanitário, Incêndio, Gás e Fiação);
  • No grupo Preferências apresentado à direita da tela, selecione o subgrupo Diagramas;
  • À direita da janela, junto ao grupo Memorial de cálculo, estão disponíveis as informações do memorial descritivo passíveis de edição, como mostra a figura abaixo;
  • Edite as informações conforme desejar;

Clique em OK para finalizar o procedimento de configuração.

Gerando o memorial descritivo


Para gerar um memorial descritivo deve-se proceder da seguinte forma: 

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, e selecione o comando Gerenciador:

 

  • Na janela Gerenciador, clique no comando Opções (botão);
  • Em seguida, selecione a opção Gerar relatórios — Memorial descritivo, como destacado na figura abaixo para que o relatório seja apresentado na sequência.

É essencial que, para a geração do memorial descritivo, o projeto esteja com seu dimensionamento atualizado (para processá-lo, acompanhe o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?) os croquis estejam salvos, e ainda, todos o lançamento da respectiva disciplina de projeto tenha sido finalizado.

 
Posteriormente, é possível consultar o memorial descritivo na janela Arquivos, na pasta Documentos. Basta acessar a guia Elementos, grupo Acessar, comando  Gerenciador de Arquivos.


As informações contidas no memorial descritivo vão depender dos elementos presentes no projeto. Para o projeto sanitário, por exemplo, caso não haja nenhuma unidade de tratamento lançada(tanque séptico, filtro, sumidouro ou caixa de gordura) o memorial vai trazer somente algumas informação genéricas.

Seguindo os procedimentos deste artigo, será possível gerar um memorial descritivo do projeto que está sendo executado em sua edificação na plataforma AltoQi Builder.