O dimensionamento de blocos de fundação é muito importante na análise da estrutura, uma vez que define como será a interação da estrutura com o solo no qual está apoiada. Esta série de artigos busca esclarecer de maneira mais pontual como as configurações de estacas influenciam no dimensionamento desses elementos:
- Blocos dimensionados com muitas estacas
- Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?
- Estimativa da capacidade de cargas das estacas com base no SPT
Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?
Ao realizar o dimensionamento dos blocos de fundações sobre estacas no Eberick, o programa calcula a quantidade e diâmetro das estacas necessárias para suportar aos esforços solicitantes no bloco. Este cálculo é realizado levando em consideração as opções de estacas disponíveis na configuração, comparando os esforços solicitantes aos resistentes. Por default, o Eberick disponibiliza uma estaca pré-cadastrada como configuração inicial. Contudo, esta informação precisa ser avaliada pelo calculista em cada projeto, de modo a utilizar as estacas e valores de resistência adequados para cada situação.
Para editar as estacas disponíveis no programa, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Blocos - Propriedades. Na janela de estacas dos blocos, serão exibidas as estacas já cadastradas no Eberick, possibilitando excluir, editar ou configurar de novas estacas. Os valores que o programa traz configurado para resistência a compressão, carga horizontal e momentos máximos são didáticos e não correspondem necessariamente a algum tipo ou padrão de estaca, sendo meramente, valores default. O mesmo vale para os valores apresentados abaixo.
- Incluir: adiciona uma nova estaca ao projeto
- Alterar: altera uma estaca existente
- Excluir: exclui uma estaca existente
- Ativo: esta coluna da tabela permite habilitar/desabilitar a utilização de uma determinada estaca, sem a necessidade de excluí-la.
Ao clicar em Incluir ou Alterar, uma nova janela se abre, onde é possível inserir cada uma das propriedades da estaca. Perceba que o programa disponibiliza também as cargas máximas (resistência à compressão, carga horizontal máxima e momento máximo) sobre as estacas. Estes valores devem ser configurados corretamente, uma vez que determinam quão resistente é a estaca e, consequentemente, o número de estacas que serão posicionadas sobre o bloco. No próximo artigo desta série, Estimativa da capacidade de cargas das estacas com base no SPT será mostrado como o ensaio SPT se relaciona à carga axial máxima.
Edite as propriedades desejadas e confirme em Ok. Uma vez configuradas as estacas, pode-se acessar a janela de dimensionamento e clicar em Calcular estacas (botão ) e o programa irá escolher as estadas de acordo com o custo ou a área, conforme definido no item Escolher estacas usando, da configuração de dimensionamento dos blocos.
Note que é necessário definir o tipo de material para a estaca, bem como a sua classe de resistência. Estes parâmetros são relacionados com as classes de concreto (que são configuradas no menu (Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade - Classes) e com o cadastro de elementos genéricos (Estrutura - Configurações - Sistema - Elementos genéricos, ver Como cadastrar elementos genéricos). Estes parâmetros são utilizados na análise de fundações que tenham a opção "Considerar estacas no modelo" marcada. (veja Como incluir as estacas no modelo de análise estrutural).
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.