Pilares | Lançamento

Pilar excêntrico ao eixo da viga

Para que o AltoQi Eberick identifique a conexão entre os elementos, é necessário haver ligação entre eles, como, por exemplo, o eixo da viga se ligue à seção do pilar. Em algumas situações, sejam elas por imposições arquitetônicas ou por conta da concepção estrutural, é necessário inserir um pilar excêntrico ao eixo da viga, como mostrado na figura abaixo. Este artigo busca auxiliá-lo no lançamento adequado deste pilar. No final deste artigo, anexamos também dois arquivos onde você poderá visualizar os lançamentos executados neste procedimento.

 

A depender do contexto do lançamento são necessários alguns ajustes. Abaixo descrevemos as principais situações em que esse tipo de lançamento pode ocorrer.  

Não há lajes adjacentes à viga

Neste caso, é necessário informar de maneira explícita que o pilar se encontra conectado à viga utilizando barras rígidas. Para mais informações sobre barras rígidas, recomendo a leitura do artigo Quando devo utilizar barras rígidas?. 

Para realizar esse lançamento acesse o comando Adicionar barra rígida (botão ), disponível na guia Lançamento - Barras e nós, conectando o centro do pilar ao eixo da viga, de maneira transversal, como mostrado na figura abaixo:

Há lajes adjacentes à viga

No caso de haver lajes adjacentes à viga, o lançamento deve ser feito de maneira um pouco diferente. A partir da versão 2023, o AltoQi Eberick reconhece o contorno para a laje formado pelo pilar e viga, não sendo necessário nenhum artifício adicional, sendo possível realizar o lançamento conforme indicado abaixo: 

No AltoQi Eberick 2022 ou versão anterior, a modelagem das lajes é um pouco diferente. Neste caso, é necessário que o contorno da laje seja feito de maneira adequada, realizando um contorno ao longo da seção do pilar utilizando barras rígidas. Este lançamento pode ser visto abaixo: 

Observação: Caso realize o lançamento com barras em versões a partir da 2023 será emitida a mensagem "Não foi possível delimitar a área de preenchimento". Veja mais detalhes em Como resolver a mensagem "Não foi possível delimitar a área de preenchimento".

Considerações

Ao processar a estrutura, uma mensagem informa ao usuário de que existem avisos referentes ao lançamento, e pergunta se deseja verificar esses avisos. Nessa etapa, o usuário deverá verificar e constatar se realmente o aviso é referente ao pilar lançado e, caso seja, torne a processar novamente a estrutura, selecionando a opção Não, afirmando que não deseja verificar os avisos referentes ao lançamento da estrutura. Ainda em tempo, é importante destacar que as esperas para o pilar não serão detalhadas, ficando a cargo do engenheiro projetista, calcular e detalhar as mesmas. Neste caso, o detalhamento final também pode ser ajustado com as ferramentas do Editor de Armaduras. Veja mais detalhes a respeito das edições em "Como gerar e editar as pranchas finais do meu projeto estrutural?".

Caso ainda possua dúvidas sobre este lançamento, mais abaixo está disponível um arquivo com o lançamento de ambos os casos para consulta.

Download: