Reservatórios

Interligando dois reservatórios

Em algumas situações, é necessário a utilização de mais de um reservatório para armazenamento de água, assim, caso exista ligação entre estes reservatórios, pode-se efetuar o lançamento de uma tubulação entre ambos.
A tubulação inserida é apenas de uma tubulação esquemática, que fará a conexão com os elementos Reservatórios. O programa não irá determinar o diâmetro necessário para efetuar tal ligação, ficando a critérios do projetista definir qual o valor de diâmetro deverá ser utilizado para interligar os reservatórios.

Observação: Antes de ligar o tubo é aconselhável que o reservatório já tenha sido escolhido para o projeto, pois desta forma, será possível consultar as informações geométricas do reservatório em questão e definir a altura no qual o tubo será lançado.

Reservatórios com pontos de ligação 3D's

Os reservatórios cilíndricos possuem pontos de ligação 3D e a conexão com a tubulação é realizada por meio de pontos de capturas específicos, proporcionando  mais agilidade no lançamento  dos condutos ligados aos reservatórios cilíndricos. Os "Pontos de ligação 3D" indicam exatamente onde deve ser realizado o clique para fazer a ligação do conduto com estes elementos, eliminando a necessidade de verificação da posição  e altura do conduto lançado. Os pontos de ligação 3D são adicionados conforme as posições definidas  pelos fabricantes, mas também podem ser personalizadas pelo usuário. Mais informações podem ser consultadas no artigo:  Lançamento de Reservatório e tubulações associadas.



Portanto, para conectar dois reservatórios através dos pontos de ligação 3D, lance um conduto entre dois pontos de captura presentes na simbologia dos reservatórios, conforme procedimento a seguir.
  1. Acesse a aba Lançamento e defina a rede do conduto, nesse exemplo foi utilizada a rede de "Água Fria";


  1. Como será utilizado pontos de capturas cadastradas na simbologia do reservatório, não é necessário informar a altura, contudo, ao clicar sobre os pontos de captura a mensagem "O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual. Deseja mudar a ordenada atual para x?" será apresentada, clique em Sim, para confirmar a captura do ponto;
  1. Em seguida, selecione um diâmetro para a tubulação em questão e clique sobre o comando Conduto  na aba Lançamento.
  2. Lance a tubulação entre os pontos de ligação 3D, conforme mostra a animação a seguir.
  3. Ao abrir a visão 3D da região é possível visualizar a tubulação inserida para ligação dos reservatórios com pontos de ligação 3D.


Observação: Os adaptadores para a tubulação conectada aos reservatórios podem ser definidos conforme os procedimentos do artigo:  Lançando adaptadores no projeto hidráulico.  

Reservatórios volumétricos

Exemplo de reservatórios volumétricos são os de concreto e os retangulares, nesses elementos, a tubulação pode ser conectada com qualquer ponto da superfície do volume lançado;
 
Portanto, caso sejam definidos reservatórios volumétricos, proceda conforme mostra a seguir:
  1. Selecione o reservatório;
  2. Acesse a aba Elementos e clique em Propriedades;
Observe as informações geométricas do reservatório inserido, com a finalidade de efetuar o lançamento da tubulação que os interligará na elevação correta. Para isto é necessário conhecer a sua elevação com relação ao piso Z e a sua dimensão Altura, conforme destacado na imagem a seguir.
 
 
Uma vez verificados os dados do reservatório, é possível efetuar o lançamento das tubulações que os interligam. Sugerimos lançar em planta baixa com para facilitar a identificação das limitações definidas pelo diâmetro do reservatório. 
Conforme valores apresentados acima, foi adotado uma elevação para o lançamento do conduto igual a 135 cm, menor que o ponto mais alto do reservatório (50 + 110.6) e acima do fundo do mesmo .
  1. Acesse a aba Lançamento e no grupo Rede, defina o valor de altura para lançamento dos condutos, como por exemplo 135.
  1. Em seguida, selecione um diâmetro para a tubulação em questão e clique sobre o comando Conduto  na aba Lançamento.
  2. Lance a tubulação entre o limite dos reservatórios, conforme mostra a figura a seguir.
  1. Em seguida, acesse o comando Tomada d'água  localizado na a aba Lançamento e efetue o lançamento de uma tomada d'água em cada extremidade da tubulação lançada.
  1. Clique no comando Salvar edificação  para que as alterações sejam gravadas.
Ao abrir a visão 3D da região é possível visualizar a tubulação inserida que simula a ligação entre os reservatórios volumétricos.