Pilares

Erro L24 - Pilar com seção inconsistente

Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural.

Dimensões mínimas para os pilares 

O item 13.2.3 da norma NBR 6118:2014 prescreve que "A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.". Este mesmo item indica, em seguida, que em casos especiais permite-se a consideração de dimensões entre 14 cm e 19 cm, desde que os esforços solicitantes de cálculo sejam majorados pelo coeficiente γn, que deve ser calculado de acordo com a equação abaixo:

onde b é a menor dimensão do pilar. Além disso, este item de norma também indica que não é permitido que a área da seção transversal do pilar seja menor que 360 cm2.

Assim, o AltoQi Eberick limita as dimensões dos pilares para cumprir estes limites normativos, sendo que caso os pilares lançados apresentem dimensões inferiores aos limites, o programa emitirá o Erro L24 - Pilar com seção inconsistente.

Os limites considerados para esta verificação podem ser alterados pelo usuário através da aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares, nos campos Seção transversal mínima Dimensão mínima:

Através destes campos, o programa permite que sejam configurados valores menores que o mínimo normativo, respeitando um mínimo de 12 cm para a dimensão mínima (aplicando automaticamente os coeficientes de majoração preconizados). Neste caso, o programa processará a estrutura e dimensionará os pilares, exibindo, durante o detalhamento, o Aviso 25 - Seção transversal inferior ao valor mínimo preconizado.

Para resolver o erro de lançamento L24, portanto, você deve identificar quais os pilares do projeto que estão apresentando esta mensagem e alterar as suas seções de modo a compatibilizá-las com o mínimo configurado.