Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural. Esta série de artigos apresenta os critérios considerados pelo AltoQi Eberick nesta etapa do projeto estrutural. Para referência, alguns tópicos abordados são intitulados através do erro associado à verificação.
- Prescrições de detalhamento de pilares segundo a NBR 6118 - 2014.
- Erro L24 - Pilar com seção inconsistente. (este artigo)
- Erro A13 - Diâmetro muito elevado.
- Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitido.
- Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada.
- Erro A06 - Nenhuma bitola pode ser usada para estribo.
- Estribos suplementares em pilares conforme a NBR 6118 - 2014.
Dimensões mínimas para os pilares
O item 13.2.3 da norma NBR 6118:2014 prescreve que "A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.". Este mesmo item indica, em seguida, que em casos especiais permite-se a consideração de dimensões entre 14 cm e 19 cm, desde que os esforços solicitantes de cálculo sejam majorados pelo coeficiente γn, que deve ser calculado de acordo com a equação abaixo:
onde b é a menor dimensão do pilar. Além disso, este item de norma também indica que não é permitido que a área da seção transversal do pilar seja menor que 360 cm2.
Assim, o AltoQi Eberick limita as dimensões dos pilares para cumprir estes limites normativos, sendo que caso os pilares lançados apresentem dimensões inferiores aos limites, o programa emitirá o Erro L24 - Pilar com seção inconsistente.
Os limites considerados para esta verificação podem ser alterados pelo usuário através da aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares, nos campos Seção transversal mínima e Dimensão mínima:
Através destes campos, o programa permite que sejam configurados valores menores que o mínimo normativo, respeitando um mínimo de 12 cm para a dimensão mínima (aplicando automaticamente os coeficientes de majoração preconizados). Neste caso, o programa processará a estrutura e dimensionará os pilares, exibindo, durante o detalhamento, o Aviso 25 - Seção transversal inferior ao valor mínimo preconizado.
Para resolver o erro de lançamento L24, portanto, você deve identificar quais os pilares do projeto que estão apresentando esta mensagem e alterar as suas seções de modo a compatibilizá-las com o mínimo configurado.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.