Quadros

Copiando quadros e caixas de passagem para outros pavimentos

Em projetos com mais de um pavimento muitas vezes é necessário que exista uma ligação entre todos os pavimentos para que haja uma continuidade e seja possível realizar o dimensionamento do projeto.

Muitas vezes, é de interesse do projetista que os elementos a serem conectados estejam no mesmo alinhamento, facilitando a ligação entre os pavimentos. Para facilitar o lançamento de quadros e caixas de passagem na mesma posição em pavimentos diferentes o AltoQi Builder possui o comando Copiar para outros pavimentos.

Este comando permite que um quadro ou caixa de passagem seja lançado em um pavimento e copiado para os pavimentos destinos selecionados pelo usuário, garantindo assim que todos estejam no mesmo alinhamento.

Para efetuar a cópia de um quadro ou de uma caixa de passagem realize o seguinte procedimento:

  • Abra o croqui do pavimento onde a caixa de passagem ou o quadro está lançado;
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Quadro, comando Copiar para outros pavimentos ;
  • A linha de comando exibirá a mensagem Copia elementos - Selecione, clique sobre o(s) quadro(s) ou caixa(s) de passagem;
  • Pressione Enter;
Observação: O programa permite que sejam selecionados diversos quadros ou caixas de passagem, até que seja pressionado Enter para confirmar a seleção.

  • No diálogo Pavimentos que será aberto selecione os pavimentos de destino do lançamento;
    • Para selecionar ao mesmo tempo pavimentos acima e abaixo do pavimento de origem, pode-se clicar em um pavimento, manter o mouse pressionado e arrastar sobre os pavimentos desejados ou clicar em um pavimento, pressionar a tecla Ctrl e selecionar os demais pavimentos desejados.

  • Clique em OK.

Os elementos selecionados serão copiados para os pavimentos destinos selecionados pelo usuário.

IMPORTANTE

Ao executar o procedimento acima o programa verifica se há algum quadro/caixa de passagem na mesma coordenada X,Y nos pavimentos destinos:

  • Se não houver, ele realiza a cópia do elemento;
  • Se houver, será informado que a cópia não poderá ser realizada, com a mensagem "O quadro <nome> não pôde ser copiado para a posição do quadro <nome> no pavimento <nome>".
Observação: Se houver um ponto qualquer (tomada, lâmpada, etc.) lançado na mesma posição em um dos pavimentos destinos o programa apagará o ponto e incluirá o quadro/caixa de passagem.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível copiar um quadro ou caixa de passagem lançado em um pavimento para outros pavimentos.